Thursday 15 October 2009

Campanha Eleitoral

Daviz Simango recebe apoio de 26 partidos da oposição


“Daviz Simango é o candidato da esperança, o candidato batalhador, o candidato da juventude, que percorre todo o país a pé e de carro, enquanto os outros andam a sobrevoar os problemas do povo, gastando em aluguer de helicópteros, avultadas somas de dinheiro, que tanta falta fazem ao povo moçambicano" – Francisco Campira, representante dos 26 partidos “A Renamo não vê problema em um partido da oposição apoiar o outro da oposição, pois isto fortifica a democracia, numa altura que se tenta asfixia-la, numa tentativa de retorno ao sistema de partido único O mau e perigoso é formar supostos partidos da para combater a verdadeira oposição” – refere Fernando Mazanga, porta-voz da Renamo

Maputo (Canalmoz) – Um grupo de 26 partidos e coligações políticas, excluídos parcial ou totalmente da corrida eleitoral de 28 de Outubro próximo pela CNE, convocou ontem a imprensa para anunciar, de forma aberta, o seu apoio incondicional ao candidato presidencial, engenheiro Daviz Mbepo Simango, presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
Na conferência de imprensa, o representante dos partidos excluídos, que também é presidente do PASOMO, Francisco Campira, disse que o apoio a Daviz Simango não se estende ao seu partido MDM, pois cada presidente ficará na direcção das actividades dos seus partidos, mas pelo conteúdo do seu manifesto, e o carácter do líder do MDM, estes partidos políticos decidiram dar-lhe apoio incondicional.
Campira disse que a decisão tomada por aquele grupo de partidos extra-parlamentares, tem em vista manifestar a sua recusa em ver este País multipartidário a ser empurrado para um sistema monopartidário, que outrora foi liderado pela Frelimo, segundo ele “de muito triste memória, ainda bem fresca”.

Mais de 3 milhões apoiam Daviz

Com essa aliança ao candidato do MDM, “serão mobilizados para apoiar Daviz Simango, mais de 40 mil candidatos que anteriormente estavam inscritos na CNE, e três milhões de membros”, segundo estimativas destes partidos.
No dia 28 do corrente mês, sensivelmente daqui a duas semanas, realizam-se simultaneamente as 3 eleições: Presidenciais, Legislativas e Provinciais. Às presidenciais concorrem 3 candidatos: Daviz Simango, presidente do MDM e actual presidente do Município da Beira, a segunda maior cidade do País; Afonso Dhlakama, presidente da Renamo, e o actual chefe de Estado e presidente da Frelimo, Armando Guebuza.

Ontem declararam apoio a Daviz Simango, o mais jovem candidato, os seguintes partidos: CDU, PARENA, PAREDE, PASOMO, PACODE, PASDI, PSDM, PARTONAMO, PUMILD, PUPI, MPD, PANAOC, PRDS, SOL, UNAMO, PANADE, Coligação UD, UMI, FL, PCD, UM, PAZs, PRD, UDF, PRD, e PEMO.

É uma decisão consciente

Questionado se a sua decisão teria a ver com o facto de três dos partidos que se pressupunha serem da oposição já terem anunciado apoiar, também de forma incondicional, o presidente da Frelimo, Armando Guebuza, Campira respondeu nos seguintes termos: “a nossa decisão não é influenciada pela mudança de alguns partidos em apoio a Guebuza. É uma decisão consciente e não fomos influenciados por ninguém.”

Porquê aposta em Daviz?

De acordo com Campira, o apoio a Daviz Simango surge “após uma análise profunda ao actual cenário político democrático do País caracterizado pela hegemonia, intolerância e exclusão políticas protagonizadas pelos dois maiores partidos nacionais”, a Frelimo e a Renamo. “Decidimos que a nossa melhor resposta e contribuição para a continuação da democracia multipartidária em Moçambique é apoiarmos de forma aberta e incondicional, a candidatura presidencial do engenheiro Daviz Mbepo Simango”.
As razões apontadas para apoio a candidatura de Simango foram muitas. Destaca-se, segundo anunciou aquele grupo de partidos, o facto de, entre os três candidatos a presidência da República, “ser apenas Daviz Simango que inspira esperança para a juventude, que garante um Moçambique verdadeiramente inclusivo, um Moçambique para todos e não para alguns, como acontece hoje em dia”.

Renamo encara apoio a Daviz com naturalidade

Procuramos ouvir o maior partido da oposição, sobre o que tem a dizer sobre o apoio ao candidato do MDM. Fernando Mazanga, porta-voz deste partido, congratulou-se com a decisão deste partidos, que até a considerou “sábia”.
“A Renamo não vê problema em um partido da oposição apoiar o outro, pois isto fortifica a própria democracia, numa altura que se tenta asfixia-la, numa tentativa de retorno ao sistema de partido único” disse Mazanga acrescentando que “o mau e perigoso é formar supostos partidos da para combater a verdadeira oposição”.

(Borges Nhamirre Matias Guente, CANALMOZ, 15/10/09)

------------------------------------------------

Daviz diz que vai revolucionar o sector mineiro

A vitória do candidato presidencial do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) no pleito do próximo dia 28 de Outubro corrente vai marcar uma viragem significativa para o sector mineiro no país. Para tanto, conforme prometeu o líder daquela formação política, Daviz Simango, nos encontros de “caça” ao voto por ele orientados em Iuluti, distrito de Mogovolas, em Nampula, vai mobilizar fundos e equipamentos adequados para o exercício da actividade de extracção mineira artesanal, sem consequências negativas para a saúde e para o meio ambiente.
Como jovem que sou, peço que votem em mim para que no exercício da presidência possa, em cinco anos, operar mudanças a nível do sector mineiro, porque o modelo actualmente em aplicação para a extracção mineira não ajuda em nada os jovens a serem empresários à custa das nossas riquezas naturais. O meu Governo vai garantir apoio financeiro e material para os jovens que se dedicam à mineração, porque a extracção em modelo artesanal só provoca doenças e problemas ambientais - pediu Daviz Simango.
O político promete que, quando chegar ao poder por força do voto dos eleitores de Mogovolas, vai apostar em políticas que potenciam a distribuição equitativa por aldeias dos resultados da exploração mineira, como forma de promover o desenvolvimento acelerado local equilibrado.
Este discurso foi feito por Daviz Simango nas suas escalas na semana passada aos postos administrativos de Nametil, Muatua e Iuluti, no quadro da sua digressão pela província de Nampula, visando granjear a confiança do eleitorado no distrito de Mogovolas, onde pediu, igualmente, uma afluência às mesas de votação no dia 28 de Outubro próximo.
Votem apenas em mim usando o boletim apropriado que será entregue pelo pessoal em serviço nas mesas de votação. Os restantes boletins que são para escolher o partido que os vai representar nas Assembleias da República e provincial, deixem em branco porque a Comissão Nacional de Eleições excluiu injustamente o MDM desse concurso - instruiu Daviz Simango.
Numoutro passo da sua intervenção, pediu aos eleitores e à população, em geral, que se simpatiza com o MDM para prestarem ajuda em produtos alimentares e água destinada aos delegados de candidatura que estarão em serviço nas mesas das assembleias de voto no próximo dia 28 do mês em curso sob indicação do seu movimento para os efeitos de fiscalização do processo.
A presença dos fiscais nas mesas das assembleias de voto, segundo disse, visa evitar fraudes no processo eleitoral. Explicou que a fraude não se resume ao roubo de votos no processo de contagem, mas sim através da introdução de votos nas urnas de pessoas que nem sequer conseguiram votar e isso só acontece quando não há vigilância - disse.
Na última terça-feira, o candidato presidencial do MDM foi “namorar” o eleitorado do distrito de Moma, mais concretamente da sua sede, localidade de Mucoroje e posto administrativo de Larde. Ontem rumou em direcção ao distrito de Angoche entrando através do posto administrativo de Aube.

(Notícias, 15/10/09)

--------------------------------------------------------------------

Violência

Massinga, Inhambane: membros da Frelimo inviabilizaram o desfile da campanha do MDM, comandado pelo respectivo candidato, Daviz Simango, no dia 6 de Outubro, na vila sede da Massinga, ao que em consequência surgiu uma turbulência entre as duas caravanas provocando o ferimento de uma mulher membro da Frelimo.

Maua, Niassa: membros e simpatizantes do partido Frelimo inviabilizam a campanha do MDM na vila sede de Maua. Um membro do MDM contraiu ferimentos e o seu material de campanha destruido.

Cahora Bassa, Tete: três membros do partido Renamo, incluindo o delegado, Chico Sebastião, foram espancados por grupo de choque do partido Frelimo, no bairro de unidade no dia 8 de Outubro, alegadamente por terem destruído material de campanha.


Uso de meios de Estado

Chibabava, Soafala: o partido Frelimo usou no seu desfile de campanha, motorizadas dos Serviços Distritais de Saúde com chapas de inscrições: MMC 87-57, MMC 82-4, MMC 81-81 e uma viatura pertencente à direcção de Agricultura de marca MMC 97-51.

Milange, Zambézia: o partido Frelimo usou na sua campanha do dia 8 de Outubro, na vila sede de Milange, uma viatura de marca Toyota Hilux, dupla cabine, cor branca do governo distrital cuja matrícula não foi possível descortinar por se encontrar tapada por panfletos daquela formação política.

Quelimane, Zambézia: uma viatura cabine dupla da empresa pública TDM foi vista no aeroporto de Quelimane, repleta de jovens com camisetes e entoando canções de exaltação ao candidato da Frelimo, Armando Guebuza.

Chibuto, Gaza: o candidato presidencial do partido Frelimo, Armando Guebuza, no dia 10 de Outubro, no bairro Cimundo, usou 9 viaturas do Governo Provincial, 7 do Governo distrital e 7 do Conselho Municipal. As matriculas das viatiras tinham sido disfarçadas por bandeiras vermelhas do partido Frelimo.

(Boletim sobre o processo político em Moçambique, 12/10/09)

No comments: