Monday 6 December 2010

Queda do avião no Aeroporto de Maputo: Vítimas sob cuidados médicos

Pelo menos cinco vítimas do acidente de aviação registado na noite de sexta-feira, no Aeroporto Internacional de Maputo, continuavam, ontem, sob cuidados médicos no Hospital Central de Maputo (HCM) e no Trauma Centre, uma unidade sanitária privada da capital.

Maputo, Segunda-Feira, 6 de Dezembro de 2010:: Notícias

Dados colhidos pelo “Notícias” apontam que seis feridos do sinistro deram entrada no HCM. Daqueles, dois foram, na manhã de sábado, evacuados para o Trauma Centre Hospital a seu pedido e posteriormente aquela unidade privada foi ao HCM buscar mais dois feridos.
Arlindo Mahumane, chefe da equipa médica ontem em serviço nos Serviços de Urgência do HCM, acrescentou que uma mulher continuava hospitalizada na Ginecologia e a sexta paciente teve alta.
Um comunicado do Instituto de Aviação Civil de Moçambique enviado à nossa Redacção indica apenas que um acidente de aviação deu-se às 23.40 horas de sexta-feira, no Aeroporto de Maputo, envolvendo uma aeronave do tipo Beech 1900C, matrícula C9-AUO operada pela companhia Kaya Airline e provocou nove feridos.
A nota não indica o número de pessoas que seguiam a bordo, a sua proveniência, nem descreve o acidente.
Entretanto, o Serviço Nacional de Salvação Pública fala em queda do aparelho provocado por má visibilidade e ferimentos graves e/ou de 17 pessoas. Os bombeiros acrescentam que a aeronave vinha de Nampula.
O semanário “Domingo” avança que o avião transportava 12 passageiros e cinco tripulantes e que o acidente se deu durante a aproximação à pista de aterragem número 23.
-------------------------------------------------------
Nota do José = O jornal A Verdade escreve o seguinte:

A operação de salvamento e socorro às vítimas foi muito lenta e completamente desordenada, as imagens que podem ser vistas nos vídeos aqui postados foram feitas duas horas após o acidente. Os feridos aguardaram vários minutos para serem retirados da aeronave acidentada e depois ainda permaneceram algumas horas no chão do aeroporto a aguardar assistência.
Segundo testemunhas oculares não houve resposta imediata por parte do corpo de bombeiros do aeroporto e foi necessário contactar os bombeiros da cidade de Maputo que demoraram mais de 45 minutos a fazerem-se ao local do acidente.

Leia mais aqui.

No comments: