Wednesday 29 December 2010

Membros da CNE recebem novas viaturas e deputados são os próximos

Em tempo de austeridade e sem eleições

O “festival” de distribuição de viaturas é também extensivo aos deputados da Assembleia da República. Estes já escolheram as suas viaturas e deverão também recebê-las dentro em breve.
A Comissão Nacional de Eleições, CNE, acaba de receber novas viaturas destinadas aos vogais daquela instituição, que superintende os processos eleitorais no país.
As viaturas de marca Hyundai Azzera V6 foram adquiridas num momento em que o país está a observar medidas de austeridade, através de contenção de custos.
Dados na posse do “O País” indicam que esta é a segunda distribuição de viaturas aos vogais da CNE, já que a primeira ocorreu durante a preparação das eleições do ano passado.
As referidas viaturas são iguais às atribuídas aos vice-ministros, membros da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central da Frelimo.
Refira-se que, ao abrigo de um polémico Decreto do Conselho de Ministros, aprovado nas vésperas das eleições de 2009, os vogais da CNE são equiparados a vice-ministros, enquanto o presidente do órgão é equiparado a ministro.

As viaturas são importantes

Falando à imprensa a seguir a uma recente sessão do Conselho de Ministros, o titular da pasta da planificação e desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, disse que o “o Governo não pode deixar de cumprir com os seus planos devido à implementação das medidas de austeridade”. Justificou ainda que as viaturas para os vogais da CNE “são necessárias, devido à natureza do seu trabalho” sem, no entanto, explicar de que natureza é o trabalho que os vogais da CNE fazem em períodos não eleitorais. Só para aclarar os leitores, o país só terá eleições em 2013.
Cuereneia confirmou, entretanto, que as 12 viaturas de marca Hyundai Azzera V6 são destinadas aos vogais da CNE.

José Belmiro & Atanásio Marcos , O País

No comments: