Tuesday 7 December 2010

Mundial rendeu menos dinheiro do que esperado à África do Sul

O Mundial de futebol deste ano ajudou a mudar a imagem da África do Sul, mas rendeu menos receitas do que esperado, admitiram nesta segunda-feira responsáveis sul-africanos.
As receitas de turismo em Junho e Julho atingiram os 390 milhões de euros, bem menos do que o Governo sul-africano esperava, disse o ministro do Turismo, Marthinus van Schalkwyk.
Segundo a Reuters, a crise económica contribuiu para um menor número de visitantes estrangeiros e torna mais difícil ao Governo sul-africano recuperar os quase 4,3 mil milhões de euros, investidos para receber a prova.
Os estádios construídos para receber o Mundial são agora o centro das preocupações, com vários dos municípios a queixarem-se de não ter condições de assegurar a sua manutenção.
“Estamos a discutir que opções existem para os estádios”, disse Marthinus van Schalkwyk.
O ministro do Turismo, por outro lado, destacou o efeito positivo do Mundial na imagem do país. “Quase 90 por cento dos turistas disseram que pensam regressar à África Sul no futuro e 96 por cento disseram que iam recomendar o país aos amigos.”
Os dados do Governo sul-africano dizem que mais de 300.000 pessoas visitaram a África do Sul para assistir ao Mundial 2010, 38 por cento das quais provenientes de África, 24 por cento da Europa, 23 por cento da América Central e do Sul e 11 por cento da América do Norte.

Reuters, PÚBLICO

No comments: