Tuesday 21 December 2010

Banco Mundial aprova 85 milhões USD para Moçambique

Apoio ao Orçamento de Estado

O valor irá financiar, entre outras iniciativas, as reformas para a melhoria da gestão macroeconómica; a expansão do uso da execução orçamental directa através do e-SISTAFE; o aumento da cobertura do controlo interno; e o aumento da cobertura e eficiência das auditorias externas.
O Conselho dos Directores Executivos do Banco Mundial aprovou, semana passada, um financiamento de 85 milhões de dólares norte americanos para o apoio ao Orçamento de Estado do governo de Moçambique para 2011.
Trata-se de um valor que será aplicado na implementação do segundo Plano de Acção para a Redução da Pobreza Absoluta (PARPA II). O financiamento será disponibilizado através de um instrumento financeiro de desenvolvimento de políticas do Banco Mundial, designado Crédito de Apoio à Redução da Pobreza -PRSC.
De acordo com o comunicado emitido pelo Banco Mundial, este é o sétimo de uma série de operações anuais da instituição de apoio ao Orçamento do Estado desde 2004, e constitui um compromisso inequívoco do Banco para com os objectivos de médio e a longo prazo do país.
No momento da aprovação, o Director Interino do Banco Mundial para Angola, Moçambique, São-Tomé e Príncipe, Olivier Goordon, disse que “A série PRCS apoia a agenda de desenvolvimento de políticas do país, atacando-se aos nós de estrangulamento que podem constituir-se em obstáculos para um crescimento sustentável a longo prazo e de base ampla”.
O documento refere ainda que o valor irá financiar as reformas para a melhoria da gestão macroeconómica; expandir o uso da execução orçamental directa através do e-SISTAFE; aumentar a cobertura do controlo interno; e aumentar a cobertura e eficiência das auditorias externas.

O País

No comments: