Friday 3 December 2010

MDM defende cultura de trabalho

O MOVIMENTO Democrático de Moçambique (MDM) considera que o país está a promover a cultura de trabalho e atribui a fraca produção e produtividade a outros factores, tais como a falta de incentivos para os trabalhadores.

Maputo, Sexta-Feira, 3 de Dezembro de 2010:: Notícias

Numa comunicação apresentada ontem na Assembleia da República, no período reservado às comunicações antes da ordem do dia, José de Sousa, porta-voz da bancada parlamentar do MDM, afirmou que uma das soluções para ultrapassar a fraca produtividade passa, necessariamente, pela adopção de políticas consentâneas como o sector agropecuário e ainda de políticas inclusivas visando a promoção do empresariado nacional. Requer-se também uma política financeira com juros admissíveis e convidativos.
A cultura de trabalho, segundo o deputado, resulta da valorização do trabalhador. As transformações no trabalho e sua relação com a sociedade são os que estabelecem a cultura de trabalho.
Na sua comunicação, José de Sousa falou da falta de higiene e segurança no trabalho. Disse ser visível em muitas empresas, sobretudo ligadas à construção de estradas e edifícios, o não cumprimento das regras e normas de segurança no trabalho.
“O Estado, de acordo com a Constituição da República, é de justiça social. Por isso, o Movimento Democrático de Moçambique defende a valorização dos que trabalham e produzem, os dinamizadores das pequenas e médias empresas, a verdadeira base de geração do emprego e da riqueza”, afirmou.
Aquele parlamentar anotou que quando um trabalhador se torna inapto no seu local de trabalho, devido a um acidente, na sequência da falta do cumprimento das regras e normas de higiene e segurança no trabalho este não encontra a devida assistência.
“Muitos trabalhadores não beneficiam de assistência médica e medicamentosa. São apenas úteis quando saudáveis”, afirmou.

No comments: