Thursday 4 November 2010

Zambeze: Soberania ou mais “ração para patos” ?

Maputo (Canalmoz/Canal de Moçambique) - O litigio com o Malawi sobre a navegabilidade do Rio Zambeze pode parecer apenas uma questão de soberania. Naturalmente uma questão pura e simples de soberania facilmente nos empolga como moçambicanos. Como empolga qualquer povo. Mas a euforia é perigosa, porque pode ocultar outro tipo de questões em que conflituem interesses do Estado e Privados.
Se os cidadãos se distraírem e relaxarem o seu sentido de cidadania, corremos o risco de nos surpreendermos com o Governo moçambicano do dia. Alguém nas suas competências, disfarçado, a decidir em função de eventuais interesses particulares, escondido atrás da “Pátria Amada” e da “auto-estima”, para fazer valer as suas aspirações acumulativas, fazendo habilidosamente passar-me por cidadão acima de qualquer suspeita, pode estar antes, de forma muito inteligente, de facto a puxar a ração ao seu pato.
Pode-se estar em presença de mais um caso em que vem a propósito lembrarmo-nos do adágio popular: “com a verdade me enganas”.
A pergunta que anda aí é se a questão da navegabilidade do Zambeze está mesmo bem contada. Já para não falar dos documentos publicados pelo SAVANA que deixam a crer que ou nas nossas instituições andam todos loucos, ou já não se pode confiar nas nossas instituições, ou os ministros entre um copo e uma reunião já começam a ter lapsos perigosos de memória.

Continue lendo aqui.

No comments: