Thursday 4 November 2010

Obama reconhece “profundo descontentamento” dos norte-americanos


Primeira reacção aos resultados das eleições

Um dia depois de os democratas terem perdido o controlo da Câmara dos Representantes, Obama assumiu “a responsabilidade” pela lentidão da retoma económica e reconheceu que os norte-americanos estão frustrados com essa situação.
Mas rejeitou a ideia de que a vitória republicana signifique uma rejeição do conjunto da sua política, designadamente das reformas do sistema de saúde. E reafirmou a importância de não cortar na educação nem na investigação.
“Querem que o emprego chegue mais depressa, querem mais poder de compra, e querem que os seus filhos tenham as mesmas possibilidades que eles tiveram”, disse sobre o descontentamento dos eleitores. "Tenho que assumir a responsabilidade directa por não termos feito os progressos que precisávamos fazer", referiu.
"A eleição ... sublinha para mim que tenho que fazer melhor trabalho, tal como toda a gente em Washington", disse também, na sua primeira conferência de imprensa após as eleições, na Casa Branca.
Obama disse que democratas e republicanos devem trabalhar em conjunto. "Estou muito ansioso para me encontrar com membros de ambos os partidos e descobrir [por] onde podemos avançar", afirmou.
“Disse a John Boehner [futuro presidente da Câmara dos Representantes] e a Mitch McConnell [chefe da minoria no Senado] que estou pronto para trabalhar com eles”, referiu também o Presidente.
Quanto às reformas na saúde, Obama disse que está disposto a acolher contributos que melhorem o sistema. "Se os republicanos tiveram ideias sobre formas de melhorar o sistema, se quiserem sugerir modificações que levem a uma mais rápida e efectiva reforma... fico contente por ter em conta algumas dessas ideias", afirmou.
O chefe de Estado entende que os norte-americanos estão preocupados com as despesas e os défices, mas que o país não deve reduzir os fundos para a educação e a investigação. "Nas discussões orçamentais, é preciso distinguir entre o que não acrescenta ao nosso crescimento, que não é um investimento no nosso futuro, e o que é absolutamente necessário", disse também.

PÚBLICO, Portugal


Nota do José = "Tenho que assumir a responsabilidade directa por não termos feito os progressos que precisávamos fazer. A eleição ... sublinha para mim que tenho que fazer melhor trabalho.Estou muito ansioso para me encontrar com membros de ambos os partidos e descobrir [por] onde podemos avançar.

Obama assume a responsabilidade pelos erros e quer trabalhar com os republicanos. Em Moçambique é possível este tipo de discurso em que os governantes admitem erros e querem trabalhar com a Oposição ?

No comments: