Friday 19 November 2010

Renamo recorre a máscaras em protesto às emissões na Mozal


“Bypass” no parlamento

A AR parou 1h15 minutos para um debate que nada produziu! Mas na próxima semana, a 1ª comissão vai apresentar a última posição do parlamento sobre o “bypass”.
Os deputados da bancada parlamentar da Renamo na Assembleia da República puseram máscaras, ontem, em repúdio às emissões directas na fábrica de fundição de alumínio (Mozal), iniciadas na passada quarta-feira.
Num dia agendado para a ratificação da nomeação do vice-presidente do Tribunal Supremo, Adelino Muchanga e outros pontos, os deputados da Renamo e MDM interromperam a agenda, exigindo agendamento de mais um debate sobre as emissões directas na Mozal.
Depois de uma hora e quinze minutos de intenso debate e sem consenso, os deputados partiram para a votação, mas a Frelimo, com a sua maioria, “acabou” com o debate ao votar contra o agendamento. Como reacção, os deputados da Renamo puseram máscaras em sinal de repúdio às emissões. Até ao fim da sessão de ontem, a bancada da Renamo andava esbranquiçada!
Entretanto, depois de um debate infrutífero nas semanas passadas sobre o “bypass”, a AR decidiu correr atrás do prejuízo. Assim, a Comissão Permanente decidiu incumbir à Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade a tarefa de elaborar um projecto de resolução que contenha a posição do parlamento em relação ao “bypass” e, esta, deverá ser apresentada próxima semana.

Sérgio Banze, O País

No comments: