Friday 5 November 2010

Moçambique evoluiu sete lugares no IDH

Segundo o relatório lançado ontem

Deste modo, o país passou da 172a posição, que ocupava em 2009, para posição 165º no presente ano, revela o documento do PNUD, a ser oficialmente lançado, hoje, em Maputo.
Moçambique evoluiu sete lugares no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2010, um documento de 253 páginas, que avalia um total de 169 nações. O documento foi ontem lançado em todo o mundo pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento da População (PNUD). Com esta evolução, o país passou da posição 172, que ocupava em 2009, para a posição 165, no relatório de 2010.
Contudo, Moçambique continua classificado no grupo das nações tidas como de Desenvolvimento Humano Baixo. Quanto aos itens de desenvolvimento, destaca-se a evolução no que concerne à esperança de vida à nascença, na média de anos de escolaridade, bem como no rendimento nacional bruto per capita.
O IDH coloca a Noruega no topo da classificação, seguido da Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos da América, países classificados no índice de desenvolvimento muito elevado. No último lugar, está o Zimbabwe. Recorde-se que o primeiro IDH foi publicado em 1990.
Do documento, consta que, nos últimos 20 anos, houve progressos substanciais em muitos aspectos do desenvolvimento humano. “Hoje em dia, a maior parte das pessoas tem mais saúde, vidas mais longas, mais instrução e maior acesso a bens e serviços”, lê-se no documento e acrescenta-se que mesmo nos países onde se enfrentam situações económicas adversas, a saúde e a educação das pessoas têm melhorado significativamente. E tem havido progressos, não só no melhoramento da saúde e da educação e do aumento do rendimento, mas também na ampliação da capacidade das pessoas para seleccionarem os líderes, influenciarem as decisões públicas e partilharem o conhecimento.
O documento faz uma avaliação à região Sub-Sahariana de África que, normalmente, é considerada como a região que enfrenta os maiores desafios em termos de desenvolvimento humano. Em todas as dimensões, apresenta os indicadores de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos de qualquer região.
No entanto, vários países africanos têm registado consideráveis avanços no desenvolvimento humano. A Etiópia está na 11.ª posição em termos de progresso ao longo do tempo; Botswana, Benim e Burquina Faso estão também entre os primeiros 25 países com o progresso mais rápido a nível de desenvolvimento humano.
O documento a ser oficialmente apresentado hoje, em Maputo, aponta que a Noruega e os Estados Unidos são, de uma maneira geral, bons países para uma pessoa nascer. O IDH capta correctamente esta percepção, classificando-os em primeiro e em quarto lugares a nível global. “A avaliação comparativa aplica-se ao que medimos no IDH (esperança de vida, escolarização e rendimento) e a algumas das outras dimensões do bem-estar não incluídas no IDH. Estes países são democracias robustas, com uma separação de poderes eficaz, respeito pelo Estado de direito e garantias dos direitos civis e políticos dos cidadãos”, diz o documento.

Benedito Luís, O País



País subiu quatro lugares no índice de desigualdade de género. Leia mais aqui.


Moçambique sobe no “Doing Business” 2011, mas reformas continuam lentas. Leia aqui.

No comments: