Wednesday 10 November 2010

Maputo aos 123 anos


MAPUTO, a capital do país, completa hoje 123 anos de sua elevação à categoria de cidade. Nestas condições, assume-se como um caso típico de desenvolvimento humano, no qual ressalta uma convivência entre o velho e o novo que legitima o seu crescimento em todos os sentidos.

Maputo, Quarta-Feira, 10 de Novembro de 2010:: Notícias


O tipo de problemas com que ainda se debate esta urbe configura, porém, desafios que exigem cada vez maior engenho nas soluções, modernidade no pensamento estratégico e dinamismo na execução dos projectos, tal como tem acontecido.
Um dos exemplos dessa persistência é a sensível melhoria na gestão dos resíduos sólidos, há bem pouco tempo uma dor de cabeça para todos, apesar de continuarem a existir focos de práticas deploráveis nalgumas zonas da cidade.
Há também a considerar os investimentos em curso na construção de novos edifícios para serviços, habitação, hotelaria e comércio que, de alguma forma, dão outra visibilidade à capital. Outrossim, a reabilitação e classificação de estradas tornaram a cidade do Maputo numa urbe menos hostil à circulação automóvel, numa altura de cada vez mais crescente parque de viaturas.
Esta dinâmica vem sendo acompanhada pela tendência de expansão da cidade para novas áreas do território municipal, onde se erguem milhares de obras de alvenaria pertencentes a cidadãos que, a pouco e pouco, vão trocando a agitação do centro da cidade pelo sossego dos bairros periféricos. O crime violento também tem vindo a registar uma redução considerável, fazendo jus ao facto de ser Maputo uma das capitais mais seguras do mundo.
A fraca capacidade de prestação do serviço de transportes público estimulou o crescimento do parque automóvel nos últimos anos. Este esforço dos cidadãos denuncia agora uma grave fraqueza no que diz respeito à disponibilidade de vias para escoar o crescente tráfego.
A abertura ontem da segunda faixa da Avenida Joaquim Chissano, que liga o centro da cidade a vários bairros periféricos, faz parte dos esforços que se impõem para a solução do problema do congestionamento do trânsito.

No comments: