Tuesday 30 November 2010

Maputo acorda com chuva a potes

A CAPITAL acordou ontem com uma forte chuvada. Parte das suas infra-estruturas ficaram parcialmente destruídas em consequência das enxurradas. Foi muita descarga junta. E a chuva caiu a potes pela madrugada adentro, período em que a larga maioria dos citadinos dormia.

Maputo, Terça-Feira, 30 de Novembro de 2010:: Notícias

Apesar de estar dentro das previsões meteorológicas, a forte descarga de água deixou em tão pouco tempo inundadas as tradicionais regiões da capital do país propensas a este fenómeno. Cenário idêntico em termos de precipitação registou-se um pouco por algumas regiões do sul, desde a noite de domingo até ontem.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) registou, com efeito, 55.3 milímetros de chuva na cidade capital e 97.5 milímetros a nível da província de Maputo. Informações desta instituição indicam que as chuvas deverão prolongar-se hoje em toda a região sul com a excepção da cidade de Maputo, para onde está prevista um ambiente de céu nublado com a temperatura a atingir os 26 graus centígrados.
As chuvas voltaram a concorrer para que centenas de famílias no meio urbano passassem a noite em branco a tentar escoar as águas que chegaram a invadir algumas casas. Casos de inundações ocorreram nalguns bairros. Algumas estradas igualmente voltaram a abrir buracos dificultando o trânsito normal.
Muitas valas de drenagem, com particular destaque para as das Avenidas Acordos de Lusaka e Joaquim Chissano registaram enchentes, com águas quase que a galgarem as margens.
Em consequência disso ocorreram alguns incidentes com viaturas a ficarem parcialmente submersas ao tentarem passar por algumas das vias.
Enquanto nas cidades a chuva a cântaros é mesmo maldita, já no campo é bem-vinda, pois há muito que era esperada para irrigar os campos agrícolas e alimentar as fontes de fornecimento de água natural, como rios e lagoas, que há muito se apresentavam quase secos.

Soluções que faltam para os dias de chuva. Leia mais aqui.

No comments: