Monday 29 November 2010

Fronteira entre Moçambique e África do Sul aberta 24 horas até Janeiro

O principal posto fronteiriço entre Moçambique e África do Sul está a partir de hoje aberto ininterruptamente até 11 de Janeiro, indicaram hoje as Alfândegas de Moçambique.
Segundo o director geral das Alfândegas de Moçambique, Domingos Tivane, o funcionamento sem interrupção da fronteira de Ressano Garcia, na província de Maputo, sul, visa responder ao elevado volume de trânsito de pessoas e mercadorias que acontece em Dezembro, devido às festas de Natal e da passagem de ano.
"A experiência dos últimos anos em relação ao movimento transfronteiriço entre Moçambique e África do Sul mostra que a tendência é de um crescimento anual de cerca de 40%", enfatizou Domingos Tivane.
Também com a perspectiva de facilitar a circulação de pessoas e bens entre os dois países foi recentemente inaugurada a fronteira de paragem única em Ressano Garcia.
A estrutura junta no mesmo edifício funcionários e serviços de fronteira dos dois países.
A África do Sul acolhe a maior comunidade de moçambicanos no estrangeiro, mais de dois milhões, parte dos quais empregados nas minas e em explorações agrícolas.
Segundo o delegado do Ministério do Trabalho de Moçambique, Custódio Cuna, em entrevista ao diário O país, cerca de 30 mil trabalhadores moçambicanos, dos 41 mil que oficialmente trabalham na África do Sul, vão regressar ao país para as festas de Natal e de fim do ano.

Notícias Lusófonas

No comments: