Wednesday 10 November 2010

Moçambique-Brasil: Projectos viabilizados


OITENTA milhões de dólares estão disponíveis para viabilizar a transformação da base aérea de Nacala, em Nampula, em aeroporto internacional. O montante faz parte dum pacote geral de financiamento na ordem de 300 milhões de dólares acordados para a área de infra-estruturas no âmbito da cooperação entre Moçambique e Brasil, classificada como estando a conhecer o seu momento mais alto.
Maputo, Quarta-Feira, 10 de Novembro de 2010:: Notícias
Moçambique assume-se, desta forma, como o maior parceiro do Brasil, em África, o que se consubstancia ainda nesta deslocação que o Presidente-cessante, Luís Inácio Lula da Silva, efectua pela terceira e última vez ao país na qualidade de Chefe de Estado.
Na sequência desta visita, os Governos moçambicano e brasileiro assinaram ontem, em Maputo, cinco acordos nas áreas de saúde, educação, agricultura e urbanização. Trata-se de ajustamentos complementares ao acordo de cooperação para a implantação do banco de leite humano e centro de lactação, do centro de tele-saúde, biblioteca e programa de ensino à distância na saúde da mulher, da criança e do adolescente, para além da instalação da Universidade Aberta do Brasil. Outros acordos referem-se ao estabelecimento da cooperação trilateral para o desenvolvimento da agricultura de Savana (Pro-Savana) e do ordenamento do bairro do Chamanculo “C”, na capital do país.
Falando no jantar que ofereceu a Lula da Silva, o Presidente Armando Guebuza disse que é graças à visão e empenho do Presidente brasileiro que a cooperação entre Brasil e Moçambique está a conhecer tempos áureos com mais investimentos públicos e privados brasileiros.
“O Presidente Lula é homem de palavra. Prometeu-nos que voltaria. Está hoje aqui connosco, há poucas semanas do 31 de Dezembro, data do fim do seu segundo mandato. Prometeu-nos e cumpriu. Queremos agradecer a oportunidade que nos dá de, em viva voz, expressarmos a nossa admiração pela sua trajectória de cidadão, operário, sindicalista, político e de Chefe de Estado”, disse Guebuza.
Por seu turno, Lula da Silva assegurou que a indicação de Dilma Rousseff para a chefia do Governo não iria alterar o compromisso e a política do Brasil com relação a África. Vai continuar e a fortalecer-se cada vez mais.
“Aqui faço a minha despedida depois de oito anos de governação. O Presidente Guebuza também visitou-nos três vezes, o que reflecte o desenvolvimento dos laços que nos unem. Moçambique é hoje o maior parceiro da cooperação brasileira em África”, sublinhou.
O ilustre visitante termina a sua visita com uma deslocação hoje à fábrica de anti-retrovirais, cuja actividade deve iniciar no próximo ano.

No comments: