Wednesday 10 November 2010

Simango precisa de 200 milhões de dólares para requalificar bairros históricos


123 anos da cidade de Maputo


A celebração dos 123 anos da cidade de Maputo foi antecedida de enchentes na avenida 25 de Setembro, provocadas pelas chuvas registadas ontem.
O presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo diz que a sua edilidade precisa de pouco mais de 200 milhões de dólares americanos para a requalificação dos bairros considerados históricos, nomeadamente, Maxaquene, Chamanculo, Xipamanine e Mafalala.
Simango, falando ontem, em entrevista exclusiva ao “O País”, disse que a requalificação dos bairros considerados críticos da cidade faz parte do seu plano, mas, neste momento, depara-se com um problema relacionado com a falta de condições financeiras e, como tal, “vamos privilegiar uma intervenção gradual”, garante o edil, explicando que se trata de intervenções que não significam, necessariamente, a movimentação de maior número de pessoas como, por exemplo, quando se quer abrir uma nova via de acesso ou drenagem num bairro.
Outro problema que afecta a cidade de Maputo tem a ver com o fraco sistema de drenagem de água das chuvas. Aliás, ontem, por volta das 18 horas, a avenida 25 de Setembro ficou intransitável devido à queda da chuva, que durou cerca de 15 minutos.
O Conselho Municipal de Maputo diz que enquanto não haver recursos financeiros suficientes, será difícil ultrapassar este problema.
Para além disso, Simango diz que, por um lado, o problema de inundação nos bairros da cidade de Maputo tem a ver com a estrutura dos próprios bairros, que se localizam num local com um lençol freático muito perto da superfície. Por outro, tem a ver com a própria actividade humana.

O País

No comments: