Friday 4 July 2014

“Parem de jantar com os brancos! Esta terra não é dos brancos”, diz Mugabe aos seus ministros

Mugabe lança programa de reforma do sector de terra

Robert Mugabe fez tais pronunciamentos, anteontem, quando lançava um programa de reforma do sector de terra denominado “A1 Settlement”, que permitirá aos farmeiros terem seguro de terra.
Mugabe fez estes comentários quando uma investigação descobriu que os seus ministros estavam a emprestar  suas terras a farmeiros brancos, enquanto outros alocaram-lhes a terra para uso no primeiro programa do Governo, o “fast-track land reform programme”.
Mugabe advertiu o povo a não convidarem os farmeiros brancos, nem compradores brancos de volta ao Zimbabwe sob pena de serem instaurados processos e sancionados os cidadão que desobedecem tal ordem.
O líder  veterano disse que a longa caminhada para um Zimbabwe melhor passa primeiro pela posse da sua própria terra e que esse caminho será marcado por espinhos  e de isolacionismo internacional, principalmente por parte do Reino Unido.
Continuou Mugabe dizendo, que o Reino Unido vai usar de todos truques sujos para frustrar as tentativas de crescimento do Zimbabwe, mas o Estado permaneceu forte e decisivo dando o direito de uso e aproveitamento de terra aos legítimos proprietários dela, os nativos do Zimbabwe.
Mugabe e o seu partido, a Zanu-PF lançaram o programa de reforma de terra em 2000, retirando a posse da terra dos brancos e entregando suas exploração a maioria negra pobre do país. Na altura das reformas, o presidente Mugabe, disse que as mesmas eram uma medida para corrigir as desigualdades coloniais da posse de terra. Com as reformas, pelo menos 4 mil farmeiros brancos foram retirados suas terras.
De acordo com o jornal News Daily, Mugabe, acusou os seus tenentes de jantar com os brancos e frisou que nenhuma terra do Zimbabwe será entregue a farmeiros brancos.
O Presidente Robert Mugabe jurou diversas vezes que nunca deixará a terra cair nas mãos dos brancos de novo, e disse que os restantes farmeiros brancos deveriam arrumar suas coisas e deixarem a terra.
Segundo a “newzimbabwe.com”, Mugabe disse que Zimbabwe nunca foi terra dos brancos  e muito menos a terra.
Estes pronunciamentos de Mugabe mandam uma mensagem para o sector agrícola do país e levanta preocupação dos farmeiros brancos que ainda exploram a terra no Zimbabwe que afirmam terem ganho a posse no colonialismo.


O Pais

No comments: