Thursday 10 July 2014

Marco do Correio, por Machado da Graça

Meu caro Nhantumbo
Espero que continues de boa saúde. Do meu lado está tudo bem, felizmente.
Onde as coisas parecem não estar nada bem é nesse gigantesco escândalo das importações dos partidos com isenção de taxas alfandegárias.
Em entrevista ao jornal Sol do Índico, o Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique afirmou que os partidos irão pagar o que devem ao Estado.
Mas quanto é que os partidos devem ao Estado? Sabes tu? Eu não.
Estará Rosário Fernandes a referir-se apenas aos casos que foram descobertos pelas investigações da CIP e do jornal Savana? Ou vai incluir todos os casos desde que esta bandalheira toda começou?
E quando é que isto começou? Há 10 anos? Há mais? Há menos?
Tudo leva a acreditar que os casos denunciados são a pequeníssima ponta, fora da água, de um gigantesco iceberg escondido debaixo de água.
Creio que, portanto, a primeira coisa que a Autoridade Tributária deveria fazer era trazer a público listas de tudo quanto cada partido importou,  com
isenção aduaneira, desde que tudo isto começou. Para que as coisas fiquem devidamente transparentes.
Em seguida haverá que separar o que são verdadeiras importações para a 
actividade partidária das negociatas infames que se têm andado a fazer, roubando ao Estado para favorecer comerciantes que, por sua vez, financiam os partidos ou pessoas desses partidos.
E, de futuro, seria bom que os funcionários da Autoridade Tributária, antes de despacharem favoravelmente a isenção, se perguntem a si próprios por que razão o partido X precisa de 20 contentores de pilhas (nem consigo imaginar quantos milhões de pilhas cabem num único contentor...) para o seu normal funcionamento. Ou de milhares de aparelhos de ar condicionado, de grande potência. Ou de enormes quantidades de arcas congeladoras.
E será que a Autoridade Tributária não deve pôr em tribunal esses partidos que defraudam o Estado de forma criminosa? TODOS esses partidos?
Gostava que esse esforço de transparência fosse feito antes das eleições para que os cidadãos, ao irem votar, saibam quem são, na realidade, os candidatos que se apresentam ao escrutínio.
Não achas?

Um abraço para ti do




Machado da Graça, Correio da manhã, 08/07/2014
  
 

No comments: