Monday 7 July 2014

Renamo diz que Guebuza ignorou todas as opiniões no último Conselho de Estado


E diz não ter qualquer tipo de expectativa para o encontro do Conselho de Estado de hoje

Maputo (Canalmoz) – O Conselho de Estado reúne-se hoje, segunda-feira, pelas 09.00 horas, na Presidência da República, segundo confirmou a própria Presidência. A reunião foi convocada pelo Presidente da República, Arman...do Guebuza. Está agendado um ponto: a guerra que se vive no país entre o Governo e as milícias da Renamo. O encontro é aguardado com enorme expectativa, visto que acontece depois da intensificação da guerra no centro do país e no contexto da permanente improdutividade das negociações no Centro de Conferências “Joaquim Chissano”. Faltando apenas quatro meses para a realização das eleições, não há sinais claros do fim das hostilidades entre as tropas governamentais e os homens armados da Renamo. Afonso Dhlakama é membro do Conselho do Estado, mas não poderá estar, porque está a ser procurado e atacado pelas forças governamentais, que frequentemente têm bombardeado a serra da Gorongosa e os seus arredores, com vista a capturá-lo.
O Canalmoz contactou o porta-voz do presidente da Renamo, António Muchanga, que também é membro do Conselho de Estado, que disse não ter muitas expectativas em relação ao encontro. “A Renamo só vai lá ouvir. Não temos expectativas que possa acontecer algo. O Conselho de Estado reuniu em Agosto, onde o chefe de Estado foi aconselhado a criar mecanismos para o fim da violência armada, mas simplesmente ignorou todas as opiniões dadas pelos conselheiros, e hoje temos o que temos. Receamos que seja uma repetição do que aconteceu em Agosto passado”, disse Muchanga.
Por seu turno, o porta-voz do partido Frelimo, Damião José, ignorou o facto de o encontro ter sido marcado numa altura em que a guerra tende a agudizar-se. “É um encontro normal. Ainda não sabemos o que vai tratar. É uma prerrogativa constitucional que o chefe de Estado tem para ouvir os conselheiros. Esperemos para ver o que vai acontecer”, disse.



(Matias Guente e André Mulungo, Canalmoz)

No comments: