Wednesday 2 July 2014

GUEBUZA CONVIDA EMPRESÁRIOS PORTUGUESES A INVESTIREM EM MOÇAMBIQUE

Filipe Madinga da AIM em Lisboa


LISBOA, 01 JUL (AIM) – O Presidente da República, Armando Guebuza, convidou hoje em Lisboa, Portugal, os empresários portugueses a investirem em Moçambique, por se tratar de um país onde existe complementaridade e não contradição entre os mega e pequenos projectos.
Falando na abertura do seminário empresarial Moçambique/Portugal, organizado no âmbito da visita de Estado que realiza desde hoje a Portugal, Guebuza disse que Moçambique é um país onde as descobertas de hidrocarbonetos vieram contribuir para a melhoria do ambiente de negócios e para atracção de investimentos.
Em 2007, segundo Guebuza, Moçambique criou as Zonas Económicas Especiais e as Zonas Francas para albergar projectos de investimento âncora para a criação de postos de trabalho e geração de riqueza em prol do desenvolvimento económico e social do país.
Moçambique já não é apenas um país de esperanças e sonhos. É um país que está a ser construído pedra a pedra. Convido o empresariado português a dar o seu contributo estabelecendo parcerias empresariais para gerar megaprojectos, num ambiente de respeito mutuo e de respeito à ordem jurídica moçambicana”, disse Guebuza.
Os seminários de negócios, segundo o Chefe de Estado moçambicano, abrem espaços para o conhecimento mútuo entre os empresários abrindo portas ainda desconhecidas e proporcionam a troca de experiências e partilha de informação para que cada empresário possa ocupar o lugar que merece nos níveis de cooperação que os dois países proporcionam.
O elevado nível de cooperação que Moçambique e Portugal alcançaram é sinal inequívoco da amizade e solidariedade e os instrumentos jurídicos rubricados pelos dois Governos propiciam o avanço dessas relações”, explicou Guebuza.
Para Guebuza, o ambiente de negócios no país é propiciado pela estabilidade macro-económica e pelo crescimento médio de sete por cento que o país vem registando há cerca de 15 anos.
Por seu turno, o Primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, repisou que as relações empresariais entre Portugal e Moçambique estão em alta, avançando que, em 2013, o investimento directo estrangeiro de Portugal em Moçambique atingiu a cifra dos 130 milhões de euros criando 10 mil novos postos de trabalho.
O desbloqueamento da linha de financiamento de 134 milhões de euros para cooperação empresarial, segundo Passos Coelho, testemunha a vontade de Portugal de continuar a sensibilizar os investidores internacionais a escolherem Moçambique como destino de investimentos.
Passos Coelho destacou que o que engradece as parcerias empresariais entre Moçambique e Portugal é a capacidade, competitividade e qualidade dos produtos que cada pais oferece.
É dentro deste espirito que espero que surjam investimentos moçambicanos em Portugal para que as parcerias sirvam para a geração de emprego tanto em Moçambique como em Portugal”, disse o Primeiro-ministro português.
Hoje, o Chefe do Estado moçambicano, depôs uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões, depois foi recebido, no Palácio de Belém, pelo seu homólogo português, Aníbal Cavaco Silva, e a tarde participou no seminário empresarial Portugal/Moçambique para depois visitar o parlamento português.



(AIM)

No comments: