Wednesday 2 July 2014

A visita oficial de Armando Guebuza a Portugal em imagens

O Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, está numa oficial de dois dias a Portugal, a última como chefe de Estado e que será marcada pelo simbolismo da despedida e pela consolidação das relações entre os dois países.

A visita de Guebuza a Portugal partiu de um convite do seu homólogo, Aníbal Cavaco Silva, e revela, segundo Edson Macuácua, o porta-voz da Presidência moçambicana, "o alto nível de aproximação que existe entre os dois chefes de Estado".


As esposas de Armando Guebuza e Cavaco Silva, Maria Cavaco Silva e Maria da Luz Guebuza, tiveram também oportunidade de conversar durante esta visita.



Ao longo dos dois dias da visita, Armando Guebuza terá vários encontros com Cavaco Silva e com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.



Ainda no âmbito desta visita está prevista a participação do presidente de moçambicano num seminário económico com cerca de 300 investidores de ambos os países.



Num momento em que Portugal se apresentou, no primeiro trimestre de 2014, como o maior investidor estrangeiro em Moçambique e o que mais emprego cria, as relações entre os dois países vivem o que o Governo português definiu como um "bom momento"



O Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, defendeu nesta visita o reforço das relações económicas e cooperação entre Maputo e Lisboa, considerando que Portugal "ainda pode fazer um bocadinho mais" em termos de investimento no seu país, apesar da crise.


A situação de instabilidade polícia do país não ficou longe das declarações das figuras políticas, tendo Cavaco Silva alogiado os esforços de Armando Guebuza, em prol da "paz e a conciliação política" naquele país, patente na abertura ao diálogo com a Renamo.

Como manda a praxe, foram tiradas as famosas “fotografias de família”, ou fotografias oficiais, onde figuram os dois chefes de Estado, Cavaco Silva e Armando Guebuza, e as respectivas mulheres.


Lusa

No comments: