Wednesday 2 July 2014

Nos primeiros três meses de 2014 Portugal destrona RSA no topo dos maiores investidores em Moçambique



 Maputo (Canalmoz) – Portugal destronou, ao longo dos primeiros três meses do ano em curso, a África do Sul no topo dos maiores investidores estrangeiros em Moçambique, segundo dados do Centro de Promoção de Investimentos (CPI) divulgados recentemente.
Durante esse período, o CPI, diz ter aprovado projectos de diferentes actividades económicas orçados em 263 milhões de euros, dos quais 150 foram investidos pelo empresariado português, o que fez com que se tornasse líder dos maiores investidores estrangeiros em Moçambique, numa lista composta por 28 países.
Depois de Portugal, seguem as Maurícias, com 33,1 milhões de euros, a África do Sul (26,5 milhões), a China (15,7 milhões) e a Bielorrússia (8,8 milhões).
Comparativamente a igual período do ano passado, o investimento português em Moçambique, aumentou 5,1%, uma vez que as empresas portuguesas investiram cerca de 124 milhões de euros, ficando atrás das sul-africanas (267,2 milhões de euros) e das chinesas (168,1 milhões).
Com o investimento português, espera-se que o mesmo venha criar um total de 9962 novos empregos.
Entre os empreendimentos aprovados, sobressaem as áreas de construção, hotelaria, restauração, ma¬quinaria, transporte, mó¬veis, alimentação e be¬bidas, medicamentos e veículos automóveis.



(Raimundo Moiane, Canalmoz)

No comments: