Thursday 19 March 2009

Simango em Bruxelas em busca de inspiração para «engrandecer» MDM

O líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, encontra-se em Bruxelas em busca de parcerias que permitam ao recém-fundado partido inspirar-se em ideias e ensinamentos na Europa que o "engrandeçam" na cena política moçambicana.

"Como partido político, temos de vir a Bruxelas no sentido de encontrar parcerias, e, neste caso concreto, estamos a tentar contactar o Partido Popular Europeu (PPE), estamos a tentar contactar algumas fundações e instituições vocacionadas que possam ter parcerias com partidos políticos, quer na formação, quer no treino", afirmou à Agência Lusa.

O objectivo, disse, é que o MDM encontre "uma plataforma colectiva de estar, uma forma colectiva de pensar", que no caso do Parlamento Europeu seria o PPE, a família política europeia com a qual o seu partido se identifica.

"O MDM quer-se inspirar nessa plataforma de estar, nessa plataforma de agir, para que colectivamente possamos fazer o aproveitamento de ensinamentos, de ideias, de modo a que possamos engrandecer aquele que é o grande objectivo do MDM", afirmou, apontando o desejo do partido de alcançar bons resultados nas eleições gerais - provinciais, presidenciais e legislativas - que terão lugar este ano em Moçambique.

O antigo responsável da RENAMO, partido do qual foi expulso, acrescentou que a deslocação a Bruxelas, onde permanecerá até sexta-feira, é também uma oportunidade para cumprimentar alguns parlamentares europeus e agradecer-lhes o esforço que fazem, recordando que há actualmente em Moçambique vários projectos financiados pela UE, e, no caso concreto da Beira - cidade de que é presidente da Câmara -, um projecto de saneamento financiado com 53 milhões de euros.

Daviz Simango falava após um encontro com o eurodeputado José Ribeiro e Castro, do CDS-PP - delegação integrada no PPE, tal como o PSD -, que classificou como "um homem muito experiente na vida política, que conhece muito bem África e que pode fazer alguns "lóbis"" para que o MDM possa estabelecer os tais contactos.

Por seu turno, Ribeiro e Castro considerou "da maior importância" as relações com o MDM, dado a criação deste partido, liderado por "uma personalidade emergente na vida política moçambicana", contribuir para o "desenvolvimento do processo democrático em Moçambique".

"Eu, com outros colegas, apoiamos os desenvolvimentos democráticos em África e, nomeadamente no meu caso, na África que se expressa em português", declarou.


FONTE: www.noticiaslusofonas.com .

2 comments:

Anonymous said...

Este periplo nao e desnecessario, e prioritario e obrigatorio. Estou muito feliz! Maria Helena

JOSÉ said...

Eu continuo a estar estupefacto com o negativismo a volta desta viagem e do MDM, afinal esta tudo bem explicado!