Friday 13 March 2009

Simango inicia périplo de apresentação do MDM


O líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, vai iniciar, sábado, um périplo internacional, com início em Portugal, para apresentar a nova formação política, disse à Agência Lusa um colaborador próximo do autarca da Beira.


Em Portugal, onde dará início à sua “ronda de contactos internacionais”, Daviz Simango será recebido por representantes do PSD e do PS, tendo também agendados contactos com o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e com os gabinetes do primeiro-ministro, José Sócrates, e do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.


Até quarta-feira, o presidente da câmara da Beira e recém-eleito líder do MDM terá encontros com empresários e com o presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), Francisco Van Zeller.


Acompanhado pelos deputados "dissidentes" da RENAMO (oposição) Ismael Mussá e Agostinho Ussore, Daviz Simango participa ainda numa cerimónia que oficializa a geminação entre os municípios da Beira e de Sintra.


A mesma ronda de contactos institucionais e com partidos políticos repete-se nas paragens seguintes do périplo: Bruxelas, Haia, Roterdão, Estocolmo e Berlim.


Em Bruxelas, Daviz Simango fará uma intervenção no plenário do Parlamento Europeu intitulada “Uma nova visão para Moçambique”.


O regresso a Moçambique está previsto para 29 de Março.


Os promotores do movimento que levou Daviz Simango a reconquistar a presidência do município da Beira, na sua maioria personalidades descontentes com o actual rumo da RENAMO liderada por Dhlakama, acabaria por evoluir e transformar-se num partido político a que têm aderido muitas figuras de cúpula do maior partido da oposição (caso da líder da bancada parlamentar, Maria Moreno, e do porta-voz, Eduardo Namburete), cuja assembleia constituinte se realizou no último fim-de-semana.


De acordo com o porta-voz da nova formação política, Geraldo Carvalho, o MDM nasce com o propósito de se apresentar como uma alternativa política capaz de evitar que o enfraquecimento crescente da oposição, acentuado com o quase desaparecimento da RENAMO nas autárquicas de 2007, conduza a uma hegemonia da FRELIMO e Moçambique volte, agora por via eleitoral, “a ser um sistema monopartidário”.Em Moçambique vão realizar-se este ano eleições Gerais (legislativas e presidenciais) e provinciais (a primeira eleição para as Assembleias Provinciais), ambas ainda sem data marcada.

( O País, 12/03/09 )


NOTA: Espero que os cépticos tenham ficado esclarecidos sobre os motivos desta viagem de Daviz Simango. No MDM trabaha-se mesmo a sério! Uma curiosidade: algumas destas cidades nunca foram visitadas por líderes partidários moçambicanos!


Cocoricó!

3 comments:

Anonymous said...

Acho muito bem este periplo internacional. Nao precisamos de nos sentir ameacados. Nao compreendo a reaccao de muitos bloguistas ou comentaristas a esta viagem de D. Simango. Cada um tem direito a sua opiniao. Eu acho que esta viagem vai germinar frutos positivos. O MDM precisa de ser conhecido e os seus propositos divulgados na diaspora, precisam de angariar fundos para o movimento e trocar impressoes. Porque tanto medo? A Frelimo e os outros partidos tambem fizeram o mesmo, mesmo hoje, o orcamento do estado requer ajuda financeira estrangeira. Recorde-se que a Frelimo esta no poder desde 25/6/1975. Orgulho para umas coisas, mas nao para outras? Ha aqui um paradoxo, ou uma questao de conveniencias!!! Maria Helena

JOSÉ said...

Temos de aprender a conviver com todo este cepticismo, mas a realidade é que esta viagem é muito importante, foi bem planeada e vai trazer resultados muito positivos.

Unknown said...

A todos que visitam esta página,sintam se cumprimentados.Venho deste apresentar o meu ponto de vista quanto a viagem do Lider de MDM e seus companheiros!posso dizer que a viagem irá beneficiar nos bastante;O Partido,vai passar a ser conhecido internacionalmente como um Movimento que irá mostrar a cada cidadao o seu destino neste belo País.Convido à todos Moçambicanos a fazer parte deste MDM,para garantir o futuro da sua familia.Abraço de Francisco Varly Boné