Friday 6 March 2009

De pedra em pedra construindo o novo partido

- hoje haverá uma sessão preparatória de análise da documentação a ser discutida na Assembleia Geral Constitutiva que vai decorrer a partir de amanhã até sábado
- Dentre os convidados constam nomes da Maria Moreno, Ismael Mussá, Lutero Simango, Agostinho Ussore entre outros.

(Maputo) O novo partido político a ser presidido ao que tudo indica por Daviz Simango, actual edil da cidade da Beaira poderá, finalmente, ser formado já neste sábado. Com efeito, a Assembleia Geral Constitutiva vai decorrer a partir de amanhã até Sábado naquela cidade. A agenda indica que na reunião serão eleitos os membros do secretariado, bem como o respectivo presidente, que se não haver incompatibilidade com o cargo de presidència do munípio da Beira, será Daviz Simango
Os três nomes avançados inicialmente continuam a constar da lista, mas a designação Movimento Democrático de Moçambique (MDM) leva o consenso de maior parte das figuras que estão por detrás do novo partido.
Segundo o porta-voz do gabinete político de Daviz Simango, Geraldo Carvalho, a Assembleia Constituitiva do novo partido de Daviz Simango, que vai decorrer nas instalações da Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Moçambique, contará a presença de cerca de 400 participantes. Cada um dos 128 distritos do país será representado por três delegados.
Dentre os participantes de peso constam os nomes de Maria Moreno, chefe da bancada da Renamo na Assembleia da República, Luaís Boavida, Lutero Simango, Ismael Mussá, Manuel Araújo e João Colaço, deputados da Renamo, Agostinho Ussore e Dionísio Quelhas.
O nosso interlocutor contou-nos que o movimento conta com o auxílio de algumas pessoas que querem ver o processo a avançar e através da quotozação dos apoiantes foi possível angariar cerca de um milhão de meticais.Neste momento mais de 300 mil moçambicanos manifestram a sua vontade de aderir o novo partido, avançou ainda Carvalho. Desse número há pessoas proveninetes de outros partidos nomeadamente a Renamo, PDD e a Frelimo.

Renamo corre atrás de prejuízo
As desistência de grande parte de membros da Renamo na província de Sofala que vão se juntar ao grupo de apoiantes do Daviz Simango que pretende fundar um partido político, deixou mais fragilizada a estrutura directiva da perdiz aos níveis da província e da cidade da Beira.
A situação obrigou o partido a indicar está terça-feira novos elementos para chefiarem os departamentos abandonados.
Assim, ao nível da província foram indicados Joaquim Greva Suzina para o departamento de informação, Joaqui Muchanga chefe de relações exterior e de estatística e informática, Maria Gimo chefe do gabinete do delegado político, Mateus Mugaduio chefe dos assuntos religiosos, Moisés Cuamba chefe do departamento de administração e finanças, Mussacaruca Simango chefe do departamento e organização e Manuel Bissopo para chefe de mobilização. De referir que este último foi candidato da Renamo nas eleições autárquicas no município do Dondo. (F.M.)
( Savana, 05/03/09 )

2 comments:

Anonymous said...

Gostei da lista de convidados. Trezentos mil Mocambicanos interessados em aderir ao novo partido, gente vinda da Renamo, Frelimo e PDD, alem da angariacao de cerca de um milhao de Meticais, sao muito boas noticias para digerir tao depressa. Estou aguardando mais novidades e seguindo tudo muito atentamente. Maria Helena

JOSÉ said...

Talvez seja mesmo melhor digerir lentamente todas as notícias, torna-se difícil neste momento apreciar a verdadeira dimensâo deste Partido, o contexto histórico e os desafios que nos esperam. A ideia que fica é que o MDM está a ultrapassar todas as expectativas!