Monday 9 March 2009

Renamo reune em Nampula “Comissão Política Executiva”


• Se Lei eleitoral não mudar… “se as coisas continuarem assim não vale a pena realizar eleições”, refere Dhlakama • Na ocasião Afonso Dhlakama atacou severamente Maria Moreno, chefe da bancada parlamentar da Renamo na AR, chegando a dizer que ela é que está em crise e não o partido .

Nampula (Canal de Moçambique) - A Renamo reuniu este fim-de-semana em Nampula o que designa por sua “Comissão Política Nacional Executiva” (CPNE). O encontro decorreu numa das estâncias turísticas da chamada capital do norte, Nampula, e destinou-se a discutir, como foi declarado, entre vários assuntos, a preparação das eleições provinciais, presidenciais e legislativas marcadas para o corrente ano.
Falando a jornalistas, momentos antes da abertura dos trabalhos, Dhlakama avançou que se iria debater o recurso a ser submetido à Assembleia da República visando a revisão da Lei Eleitoral já rejeitada pela Frelimo.
A Renamo pretende a criação de tribunais eleitorais a todos os níveis e diz que “se as coisas continuarem assim não vale a pena realizar eleições”.
Dhlakama sustenta que “caso sejam realizadas novas eleições com a Lei Eleitoral em vigor nada adianta, porque quando há fraude a Renamo é obrigada a recorrer à entidade que protagonizou a tal fraude, neste caso a Comissão Nacional de Eleições (CNE) o que não adianta em nada”.
Para o líder da única bancada da oposição parlamentar ainda existente, a Lei Eleitoral em vigor no país “não é típica para o modelo de partidos democráticos”. Nesta reunião da “Comissão Política Executiva Nacional” da Renamo notou-se a ausência de algumas caras habituais daquele partido. Uma ausência que mereceu reparo dos jornalistas presentes foi a do porta-voz, Fernando Mazanga que actualmente desempenha as funções de chefe do partido ao nível da cidade de Maputo.
Em Nampula, em conversas de esquina comentava-se que só os que tem cometimento militar com a Renamo, aqueles que durante a guerra dos 16 anos estiveram ao lado de Dhlakama, estiveram na reunião de Nampula. Comentava-se que só os que terão segredos militares da Renamo estiveram presentes, mas não se avançavam razões para suspeitar-se do nível de participação constatado.
Notou-se sobretudo a ausência da chefe da bancada daquele partido na Assembleia da República, Maria Moreno. E o que fez sobressair mais a ausência da destacada figura da Renamo em Nampula foi a dissertação de Afonso Dhlakama quando instado a comentar as declarações da chefe de bancada do seu partido. “Ela é que está em crise. A Renamo não está em crise” disse o presidente da Renamo, visivelmente irritado.
“Ela foi recrutada pela Renamo para ser chefe da bancada e os senhores conhecerem a ela. Fui eu que lhe coloquei lã para ela dar cara e cheirar o parlamento” – disse e acrescentou: “Foi uma vontade do Dhlakama”.
Aos críticos do rumo que a Renamo está tomando actualmente não escaparam aos ataques do líder da perdiz os demais deputados que foram à Beira informalmente, como convidados, à Assembleia Constituintes do Movimento Democrático Moçambicano (MDM). Até lhes chamou “cobardes”. No entender do líder da Renamo “eles deviam agradecer ao Dhlakama por ter trazido o multipartidarismo a este país”.

Quanto ao MDM


Dhlakama foi igualmente questionado sobre a criação do MDM, que por ironia aconteceu no mesmo fim de semana em que a CPNE da Renamo se reuniu em Nampula. Dhlakama, menosprezou o facto e disse: “Arrastar membros não é nada. Eu já fui da Frelimo e quando saí arrastei muita gente. 60% dos quadros que fizeram a Renamo vieram da Frelimo. Aquilo é ginástica do multipartidarismo. É o valor da luta pela democracia no país”.
Para Dhlakama “os quadros seniores são os que fazem parte da Comissão e não os desertores”.
Dhlakama disse ainda que o MDM não preocupa a Renamo e muito menos a ele.

(Aunicio da Silva, CANALMOZ, 09/03/09 )

2 comments:

Anonymous said...

O Sr. Dhlakama continua demonstrando o seu comportamento anti-democratico. Acho que ele vive noutro planeta quando afirma que 'o MDM nao preocupa a Renamo, e muito menos a ele' - todos sabemos que isso nao é mesmo verdade. O MDM preocupa muito até a Frelimo; alguem ja havia jamais visto movimentacao de tanta gente da Frelimo para as provincias? JAMAIS!!! Maria Helena

JOSÉ said...

Eu não sei se o Senhor Dhlakama acredita mesmo no que afirma!
O facto é que o MDM jincomoda muita gente!