Thursday 19 March 2009

Hoje há poesia

Ninguém diz nada de novo
se notícias vou pedindo
nas mãos vazias do povo
vi minha pátria florindo.

E a noite cresce por dentro
dos homens do meu país.
Peço notícias ao vento
e o vento nada me diz.

Mas há sempre uma candeia
dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia
canções no vento que passa.

Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não.

Manuel Alegre ( parte do poema "Trova do vento que passa") .

2 comments:

Anonymous said...

Conheco este poema de M. Alegre; aprecio o que ele escreve e tenho-lhe imenso respeito e estima. Maria Helena

JOSÉ said...

Sim, este poema do Manuel Alegre é conhecido e muito bonito, apenas publiquei a parte final. Recordo-me que este poema servia de letra a uma balada, se não estou em erro cantada pelo Adriano Correia de Oliveira.
Memórias da minha juventude!