Wednesday 18 March 2009

Novo partido apresenta-se ao presidente do parlamento português

Daviz Simango, presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), nova força política em formação no país, reuniu-se hoje com o presidente do Parlamento português, Jaime Gama, depois de ter sido recebido pelo Partido Socialista e Partido Social-Democrata.


"Estamos a apresentar-nos a dizer aos grandes partidos portugueses que o MDM é um partido novo e que queremos trabalhar com todo o mundo para garantir os laços de amizade" entre os dois países, disse à Lusa Simango, autarca da cidade da Beira, após o encontro de mais de meia hora com Jaime Gama.

Para Simango, o facto de ser recebido pelo presidente da Assembleia da República não significa por si só um encorajamento ao processo de criação do novo partido, constituído em grande parte por dissidentes da Renamo, partido da oposição de que era dirigente.

"Eu tenho dupla função, na qualidade de autarca, e é natural que as pessoas vejam [encontros] com bons olhos e queiram apertar a mão", afirma o presidente do município da Beira que foi reeleito em Novembro como independente após ter sido afastado da Renamo.

"Nós não viemos pedir que [o presidente do Parlamento] esteja do nosso lado, mas dizer que somos o MDM, pertencemos a um movimento novo, explicar a situação real em que surge este movimento em Moçambique e garantir que, apesar de sermos um partido novo, continuamos a defender os laços" entre Moçambique e Portugal, disse à Lusa.

Antes do encontro com Jaime Gama, Simango esteve reunido com os responsáveis das relações exteriores do PS e do PSD, afirmou.

O encontro com o Partido Popular, referiu, deverá ter lugar apenas no regresso do "périplo" europeu de Simango, iniciado em Lisboa, e que prevê ainda passagens pela Bélgica, Holanda, Suécia e Alemanha.

O objectivo é contactar a comunidade moçambicana local e recolher apoios que permitam disputar as diversas eleições previstas para este ano.

FONTE: www.noticiaslusofonas.com , 17/03/09.

2 comments:

Anonymous said...

O lider do MDM, nas suas palavras, nao demonstra so a sua sabedoria e maturidade, tambem se denota a sua humildade e a sua maior prioridade: lutar por um Mocambique para TODOS. Maria Helena

JOSÉ said...

Daviz Simango tem revelado essas qualidades, marcas de líder carismático.

Cocoricó!!!