Monday 9 March 2009

MDM veio para ficar - Daviz Simango no final da conferência constitutiva do novo partido

CAPTAR, exprimir, reflectir e veicular o sentimento, vontade e preocupações dos cidadãos e grupos sociais marginalizados, desiludidos, não identificados e nem representados nas actuais formações partidárias constitui um dos grandes objectivos do recém-criado Movimento Democrático de Moçambique (MDM) que, segundo o respectivo presidente, Daviz Simango, veio para ficar. No final da conferência constitutiva de dois dias havida na Beira, tomaram posse os 60 membros que compõem o Conselho Nacional, nove da Comissão Política e quatro do Conselho Nacional Jurisdicional.
Entretanto, o líder daquela nova formação política deverá acumular durante os próximos dois meses os cargos de presidente e de secretário-geral, até que seja encontrada uma figura que, segundo Simango, deverá ser pessoa de expectativa e de esperança.
O MDM, segundo o seu presidente, deverá decidir através do seu Conselho Nacional e da Comissão Política se deverá disputar este ano as eleições presidenciais.
Assente está que esta formação política vai concorrer nas legislativas e nas eleições provinciais, conforme garantiu o porta-voz do partido, Geraldo Carvalho.
Cerca de 100 membros da Renamo renunciaram a sua filiação a este partido filiando-se no “galo”, símbolo desta formação política.
Com a excepção das províncias de Sofala, Zambézia e Nampula, que possuem 10 pessoas cada, as restantes províncias estão representadas por quatro membros no Conselho Nacional, incluindo Maputo – cidade.
Segundo apurámos, da lista dos membros da Comissão Política apenas Eduardo Elias é o nome de relevo, pois para além fazer parte deste órgão ainda é deputado da Assembleia da República pela bancada da “perdiz”.

SHOWMÍCIO
Depois dos trabalhos no período de manhã, a tarde foi reservada para um showmicio no campo de futebol da ex-Beira Boarting, no populoso bairro da Munhava.
Perto de sete mil pessoas estiveram concentradas no local desde as primeiras horas da tarde só que o encontro acabou acontecendo duas horas mais tarde em relação à hora prevista, que era 15 horas, tudo devido à reunião que a Comissão Política realizou depois de todos os trabalhos da conferência, nomeadamente para a leitura e assinatura da acta da assembleia constitutiva do partido.
Dirigindo-se aos populares, Daviz Simango começou por explicar os objectivos que nortearam a criação do partido, tendo depois apresentado alguns membros que compõem os órgãos directivos do MDM.
Este partido veio para preencher o enorme vazio existente na vida política moçambicana. Para isso teremos que criar capacidade organizativa, mobilizadora, logística forte e programa de acção claro, pois viemos para ficar – disse.
Depois do discurso de improviso do presidente daquela formação política emergente que durou aproximadamente uma hora, alguns músicos, com destaque para Azagaia, subiram ao palco para colorir a festa do termo da constituição do Movimento Democrático de Moçambique.

(António Janeiro, Noticias, 09/03/09 )

2 comments:

Anonymous said...

D. Simango é um homem com o dom da palavra; gostei de tudo o que me contaram ele ter dito e proferido. Todos me dizem que ele é uma pessoa carismatica, humana e carinhosa. Sete mil pessoas nao é brincadeira, uma licao para quem andava querendo desacreditar o MDM. Unidos venceremos, a vitoria sera nossa! Viva o MDM! Viva a nova democracia da nossa patria Mocambique! Aguardo ansiosamente por mais noticias. Maria Helena

JOSÉ said...

As boas notícias não vão parar, apenas precisamos de estar atentos! A prova de que estamos no caminho certo é a quantidade de opiniões negativas contra o MDM.
O MDM está pronto para a luta! Estamos nós?