Monday 9 March 2009

O MDM ( Moçambique Deve Mudar)



O MDM ( Moçambique Deve Mudar) deixou de ser uma possibilidade. Foi no último fim de semana constituido. Pela frente resta trabalho. Quem por alguma razão, não queria que o movimento se tornasse realidade, já nada pode fazer. A convite dum amigo aqui da Blogosfera, tive a opurtunidade de assistir à sessão do Sábado onde entre outras actividades, tomaram posse o presidente, os 60 membros do conselho Nacional, os 9 da Comissão Política, e os 5 do Conselho de Jurisdição.
A sala estava lotada de gente de todos os “tipos”, vinda de todos cantos de Moçambique. Ismael Mussá, Ivete Fernandes, Maria Moreno, Carlos Reis fazem parte de alguns dos rostos conhecidos que vi entre os presentes. A sessão abriu com uma oração proferida pelo pastor Ndlovu. Na sua oração o pastor falou das sucessões bíblicas, Moisés-Josué e David-Salomão. Achei interessante.
Das duas ou três vezes que Deviz Simango, presidente do partido se fez ao pódio, e das poucas palavras que dirigiu, as palavras, ESPERANÇA e MUDANÇA, foram repetidas vezes suficientes para que eu as retivesse.Ainda no sábado devia ter sido eleito o Secretário Geral, mas Deviz disse e bem, que precisaria de algum tempo(dois meses) para estudar os quadros que o MDM tem de modo a eleger um secretário geral de “esperança” e capaz de trazer “mudança”. Essa atitude me faz acreditar que Deviz não é tão precipitado nas coisas, nem se deixa levar completamente pelos outros, como já se disse por ai.
Um dos momentos que me marcou foi quando se lançou o “1 metical para mudar Moçambique” a campanha de angariação de fundos para o movimento. Nos próximos dias será aberta uma conta bancária onde quem estiver interessado poderá depositar seu apoio monetário ao movimento. Alguém na sala decidiu dar um “ponta pé de saida”, inciativa que foi aderida por quase todos. Com canticos e danças, os presentes foram contribuindo e no final já existiam mais de quatro mil meticais, valor que será usado para abertura da conta bancária. Para apresentar-se a população, realizou-se um comício na Munhava.Tendo estado lá, tendo vivido alguns momentos eufóricos dos presentes, olhando para “natureza” e origem de grande parte dos membros do MDM, fico conversando comigo mesmo:
• Devo acreditar que todos os que se ajuntaram ao MDM estão movidos pela vontade de fazer a diferença? Ou há que o tenha feito por inconfessáveis interesses pessoais?
• Devo acreditar que todos eles se identificam com os objectivos do MDM? Ou há quem nem se interessou em saber porque o MDM surgiu?
• Devo acreditar que estão todos dispostos a pagar o preço que for exigido? Ou na hora de “fazer o serviço” vão pular fora?
• Devo acreditar como Dhlakama que o MDM não mudará nada no Xadrex político de Moçambique. Ou mudanças de grande vulto estão a caminho?
• Devo acreditar que o MDM será a alternativa que me vai garantir alternância? Ou a semelhança dos PDDs em companhia vai “morrer” dentro de dias?
• Devo acreditar que o MDM “assusta” a Frelimo/Renamo? Ou estão bem tranquilos?
• Devo acreditar que exista quem esteja interessado na “morte prematura” do MDM? Ou que todos são a favor?
Enfim, vamos deixar os dias correr, vamos deixar o bebe dar os primeiros passos. Vamos? Queria muito que o MDM criasse um sítio na internet. Um sítio não daqueles que ficam séculos sem actualização, mas um sítio activo no verdadeiro sentido da palavra, onde não só nos dessem a conhecer o dia dia do partido mas também podessemos de alguma forma, interagir com os diregentes do partido nos diferentes níveis. Um sítio onde houvesse debate franco, crítica honesta. Haveria de existir alguém sério e totalmente comprometido que se encarregasse de “manter vivo” esse sítio. É de coisas como essa que penso que falo de “pagar preço".

6 comments:

Nelson said...

Obrigado por teres trazido o meu mundo para ca.

JOSÉ said...
This comment has been removed by the author.
JOSÉ said...
This comment has been removed by the author.
JOSÉ said...

Trouxe com todo o prazer!
Deve ter sido emocionante sentir ao vivo a Historia a acontecer!
Abraco forte!

Anonymous said...

Concordo plenamente, falta ao MDM uma maior divulgacao ou um site na internet; quem esta na diaspora sente isso mais do que ninguem. O ideal seria haver um site onde se pudesse acompanhar o desenrolar dos acontecimentos diarios, ultimas noticias, debates, troca de impressoes, dialogo, e correspondencia. Vamos a isso? Eu seria leitora assidua e colaboradora. Maria Helena

JOSÉ said...

A liderança do MDM já foi alertada para a falta de notícias e para a necessidade urgente de um portal, esperamos que muito em breve esse portal seja mesmo uma realidade.
A Maria Helena poderia colaborar, quem sabe?