Sunday 22 March 2009

Sabor a café


Um chefe de cozinha encheu três panelas com água e colocou-as sobre o fogo alto.
Numa delas colocou cenouras, numa outra colocou ovos e na última ele colocou café moído
Cerca de vinte minutos depois, ele apagou o fogo, retirou os ovos, colocando-os numa tigela, retirou as cenouras, colocando-as num prato e verteu o café numa chávena.
As cenouras estavam macias.
Os ovos endureceram.
E o café?...
Então o chefe observou o seguinte:
Todos os produtos haviam enfrentado a mesma adeversidade: a água fervendo! No entanto, cada um reagiu de maneira diferente! A cenoura, quando foi colocada na água era firme e inflexível. Depois de ter sido submetida à fervura, amoleceu e tornou-se frágil. Quando os ovos foram colocados na água, eles eram frágeis. A sua casca fina protegia o seu interior, que era líquido. Mas, depois de terem sido fervidos, o seu interior tornou-se mais firme, endurecido. Com o café, tudo foi diferente: após ter sido levado, junto com a água, ao fogo, ele transformou-a!
Agora medita:
Com qual destes três elementos tu te assemelhas quando a adversidade vem ao teu encontro? Serás cenoura, ovo ou café?
Serás como a cenoura, que aparece forte, mas que, diante da adversidade murcha, torna-se frágil e perde a força?
Serás como o ovo que possui um interior maleável, um espírito fluido, mas que, diante da adversidade, se torna endurecido?
Ou serás como o café? O café muda a água fervente que lhe causa dor: quando a água chega ao ponto da sua fervura, ele dá o máximo de si e deixa evidente o seu delicado sabor e aroma!
É isso!... Que tu sejas como o café! Que diante de uma dificuldade, sejas capaz de reagir de forma positiva para poder transformá-la, sem te deixares vencer pelas circunstâncias adversas. Que haja sempre sabedoria nos teus momentos mais difíceis, para que possas espalhar e irradiar o teu mais doce aroma!
E quando tomares o próximo café, lembra-te desta comparação! Procura ser café, usando a hostilidade para modificar o sabor da vida. Renova-a e dá aquele aroma especial aos que vivem ao teu lado!

2 comments:

Anonymous said...

Aplico muito esses principios na minha vida diaria. Renovo as minhas energias todos os dias e tento que todos em minha casa sintam que sao pessoas especiais e o quao sortuda sou por fazerem parte da minha vida. Os filhos quando chegam a adolescencia atravessam uma fase menos boa, mas tento sempre aplicar os mesmos principios, mesmo os mais rebeldes, por fim, rendem-se e mudam o seu comportamento. Com amor e paciencia duplicada, o que parece impossivel, torna-se uma realidade. Tambem aplico o mesmo principio aos familiares e amigos. Maria Helena

JOSÉ said...

Muito dificil mas e mesmo assim. O segredo e conseguir transformar as adversidades, como o cafe.