Tuesday 12 June 2012

'Pulmão Verde' de Maputo vai respirar outros ares



Jardim-Tunduru-namorados

As obras de reabilitação do jardim Tunduru, na cidade de Maputo, vão brevemente a concurso público com vista à selecção do empreiteiro a ser encarregue pelo trabalho.
Neste momento, o Conselho Municipal de Maputo está a analisar os moldes em que a remodelação vai decorrer, havendo a possibilidade de executar os trabalhos de forma faseada, de acordo com João Munguambe, vereador de Actividades Económicas.
Sem precisar datas, o vereador Munguambe garantiu que o lançamento do concurso público “está para breve”.
A fonte garantiu que o projecto executivo da reabilitação já foi finalizado, estando já claras as intervenções a serem feitas naquele jardim botânico, o maior do país.
A elaboração do projecto foi encarregue à Técnica – Engenheiros Consultores, Lda., há um ano, por 6.8 milhões de meticais, montante que inclui a fiscalização das obras.
A reabilitação do Tunduru, aguardada há muitos anos pelos citadinos de Maputo e não só, será financiada pela empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e a mineradora Vale Moçambique, numa parceria estabelecida com o Município.
A previsão inicial era que as obras de restauro daquele espaço verde da capital arrancassem no ano passado, atraso que o vereador do pelouro justificou pelas alegadas “complicações” verificadas no decurso do processo.
Entre os constrangimentos registados, a nossa apontou as mudanças na presidência da empresa dos Portos e Caminhos-de-ferro, com a saída de Rui Fonseca e entrada de Rosário Mualeia.
Construído em 1924, o Jardim Tunduru era um lugar fresco, bastante visitado devido à existência de uma grande variedade de espécies de árvores e preferido por muitos citadinos para o registo fotográfico de momentos especiais como casamentos, entre outros, para além de visita de estudos por parte de estudantes de várias instituições de ensino, sobretudo dos níveis primário e secundário.
No entanto, nos tempos que correm o jardim deixou de ser atractivo, apresentando-se bastante degradado e quase em estado de abandono.
Foi para reverter este cenário que o Conselho Municipal do Maputo procurou parcerias para resgatar a imagem do maior jardim botânico do país.

RM

No comments: