Wednesday 6 June 2012

Inédito: Fado e marrabenta na Matola no Dia de Portugal

O músico Stewart Sukuma e a fadista portuguesa Ana Moura vão partilhar o mesmo palco pela primeira vez, na próxima sexta-feira, no Parque dos Poetas, na cidade da Matola, num concerto alusivo ao Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas.
Esta talentosa fadista vai fazer apresentação de um espectáculo único em noite de gala, que vai contar com os préstimos de Stewart num dueto muito "sui generis" – uma mescla do afro com o fado – resultado que vai constar do próximo trabalho discográfico de Stewart Sukuma, na forja, enquadrado nas celebrações dos seus 30 anos de carreira, que decorre até Maio de 2013.
A ideia deste casamento artístico, que será cantado em chuabo e changana, é pegar no fado de Ana Moura e fazer um "twist", misturando com um ritmo moçambicano chamado Nganda, que será adicionado à percussão, viola baixo e vozes para dar um tempero especial.
Recorde-se que, no seu anterior álbum Nkhuvu, Stewart tem participações de renomados músicos como Roger, Lokua Kanza, Bonga, só para citar alguns, sendo que Ana Moura vai, desta vez, integrar esta lista de artistas internacionais que associam a sua performance aos trabalhos do compositor e intérprete moçambicano Stewart Sukuma.

Edmundo Galiza Matos, RM




No comments: