Thursday 21 June 2012

Ganhe um paraíso numa ilha”: Campanha eleva Moçambique como destino turístico

TRANSFORMAR o país como um potencial destino turístico a nível internacional é o principal objectivo da campanha “Ganhe um paraíso numa ilha” lançada oficialmente pelo Primeiro-Ministro, Aires Ali, na noite de ontem na capital do país.

Maputo, Quinta-Feira, 21 de Junho de 2012:: Notícias

A iniciativa, promovida pelo Ministério do Turismo, através do Instituto Nacional de Turismo (INATUR) em parceria com a Vision Vault e a Marlion Lodge, arranca no próximo dia um de Julho e vai se prolongar até um período de cinco meses.
A campanha faz parte dos passos dados pelo país para promover as suas potencialidades nos sectores turístico, cultural, humano, a riqueza em termos de recursos naturais e histórico culturais, segundo explicou Fernando Sumbana, Ministro do Turismo.
Falando na tarde de ontem numa conferência de Imprensa, onde participaram jornalistas de todos quadrantes do mundo, Sumbana disse que a iniciativa visa levar Moçambique para o conhecimento do mundo inteiro e o mundo para o país.
“Para tal já foi definida uma estratégia que toma como elementos fundamentais o desenvolvimento de um turismo sustentável, nos aspectos económicos, sociais, tecnológicos, ecológicos que vão avançar de forma equilibrada”, esclareceu Sumbana.
Afirmou ainda que o país aprovou uma Lei do Turismo das mais actualizadas a nível mundial e com as melhores práticas, como a não-aceitação da discriminação, turismo infantil e sexual e que toma em conta as leis da Organização Mundial do Turismo.
Igualmente, presente na conferência de Imprensa, a representante da Vision Vault, Phici Mbatha, explicou que a campanha vai consistir na realização de um concurso aleatório em que serão eleitos 15 finalistas de diferentes cantos do mundo.
Deste grupo, segundo Phici Mbatha, o vencedor do concurso e mais três amigos terão o direito de permanecer, por ano, duas semanas numa vila a ser construída no Marlin Logde, Inhambane. Este prémio terá a validade de três anos.
Acrescentou que a campanha será promovida através de meios digitais com destaque para a Travel Channel Internacional, uma agência de comunicação internacional e vai possibilitar que Moçambique apareça no mercado internacional.
“Isto vai permitir que o mercado internacional saiba que para além de praias, o país tem muitas potencialidades como a vida selvagem, sua cultura e a população que é bastante hospitaleira”, disse Mbhata.
No entanto, o Primeiro-Ministro, Aires Ali, que lançou a campanha na noite de ontem, disse que o objectivo central da campanha é posicionar o país como um destino turístico preferencial de lazer, elevando a qualidade de vida das comunidades.
“Associada à “Marca Moçambique” a iniciativa tem o propósito de assegurar a divulgação a nível nacional e internacional do país como destino emergente; assegurar a divulgação de suas belezas naturais e culturais com qualidades únicas e exóticas; bem como incrementar o número de visitantes”, acrescentou o governante.
Aires Ali disse ainda que em particular, pretende-se estimular os moçambicanos a inserirem os produtos e os serviços turísticos na sua lista de consumo, ao mesmo tempo que, a nível internacional, procura-se posicionar o país como destino competitivo e apetecível, não só para o lazer, mas também para investimentos e negócios.

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