AS POTENCIALIDADES mundiais do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), em Sofala, no centro de Moçambique, vão ser exibidas em Lisboa entre os dias 5 e 10 de Junho corrente, concretamente no maior centro comercial daquele território europeu denominado Colombo.
Trata-se, segundo o director do Departamento de Comunicação e Assuntos Comunitários daquela área conservada, Vasco Galante, de uma exposição apelidada “Missão Gorongosa”, que pretende divulgar a evolução do projecto de restauração daquela estância turística que recebe anualmente mais de sete mil visitantes.
Espera-se que durante os cinco dias de exposição em Lisboa os visitantes se informem com exactidão sobre a evolução do projecto de restauração daquela reserva do Estado.
Painéis informativos, plasmas a passar vídeos e imagens e uma tenda onde se pode ouvir o som do Parque da Gorongosa são alguns dos elementos que pretendem ilustrar a forma como está a ser feita a protecção e restauração do ecossistema da Gorongosa.
Neste momento, de acordo com Galante, o Parque da Gorongosa está a desenvolver um projecto de ecoturismo avaliado em 40 milhões de dólares, cujas receitas revertem na sua totalidade para o projecto de restauração.
Assim, está a ser viabilizada a criação e manutenção dos programas de conservação da natureza, de construção de escolas e centros de saúde, e criação de emprego para os habitantes locais e garantindo a segurança para o futuro daquele parque.
O Projecto de Restauração da Gorongosa é uma iniciativa conjunta do Governo de Moçambique e da Fundação “Gorongosa Restoration Project”, presidida pelo filantropo americano Greg Carr.
Com a concessão da gestão do Parque por 20 anos, Greg Carr tem como desafio a promoção do equilíbrio ambiental (recuperação das espécies animais), o desenvolvimento social (bem-estar das populações circundantes) e o progresso económico (projecto de ecoturismo como fonte da sustentação global do Parque).
O projecto de ecoturismo tem vindo a crescer faseadamente com a construção de infra-estruturas como zonas hoteleiras e parques de campismo, mas também programas de actividades como safaris, visitas a comunidades, caminhadas na montanha, passeios de observação de pássaros e outras espécies.
Horácio João, Notícias
No comments:
Post a Comment