Sunday 3 June 2012

Potencialidades do PNG exibidas em Portugal




AS POTENCIALIDADES mundiais do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), em Sofala, no centro de Moçambique, vão ser exibidas em Lisboa entre os dias 5 e 10 de Junho corrente, concretamente no maior centro comercial daquele território europeu denominado Colombo.
Trata-se, segundo o director do Departamento de Comunicação e Assuntos Comunitários daquela área conservada, Vasco Galante, de uma exposição apelidada “Missão Gorongosa”, que pretende divulgar a evolução do projecto de restauração daquela estância turística que recebe anualmente mais de sete mil visitantes.
Espera-se que durante os cinco dias de exposição em Lisboa os visitantes se informem com exactidão sobre a evolução do projecto de restauração daquela reserva do Estado.
Painéis informativos, plasmas a passar vídeos e imagens e uma tenda onde se pode ouvir o som do Parque da Gorongosa são alguns dos elementos que pretendem ilustrar a forma como está a ser feita a protecção e restauração do ecossistema da Gorongosa.
Neste momento, de acordo com Galante, o Parque da Gorongosa está a desenvolver um projecto de ecoturismo avaliado em 40 milhões de dólares, cujas receitas revertem na sua totalidade para o projecto de restauração.
Assim, está a ser viabilizada a criação e manutenção dos programas de conservação da natureza, de construção de escolas e centros de saúde, e criação de emprego para os habitantes locais e garantindo a segurança para o futuro daquele parque.
O Projecto de Restauração da Gorongosa é uma iniciativa conjunta do Governo de Moçambique e da Fundação “Gorongosa Restoration Project”, presidida pelo filantropo americano Greg Carr.
Com a concessão da gestão do Parque por 20 anos, Greg Carr tem como desafio a promoção do equilíbrio ambiental (recuperação das espécies animais), o desenvolvimento social (bem-estar das populações circundantes) e o progresso económico (projecto de ecoturismo como fonte da sustentação global do Parque).
O projecto de ecoturismo tem vindo a crescer faseadamente com a construção de infra-estruturas como zonas hoteleiras e parques de campismo, mas também programas de actividades como safaris, visitas a comunidades, caminhadas na montanha, passeios de observação de pássaros e outras espécies.

Horácio João, Notícias

No comments: