Monday 11 June 2012

Aprovação do Acordo Ortográfico por Moçambique: “Houve imprecisão de linguage” de Baloi

Diversos órgão de informação moçambicanos e não só, noticiaram que o Governo havia ratificado o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Ora, porque essa notícia não constitui verdade, esclarece-se que o que aconteceu foi que, na sessão de semana passada do Conselho de Ministros, o Executivo moçambicano aprovou a proposta de resolução que ratifica o documento, ao que se seguirá à submissão à Assembleia da República.
O mal-entendido surge na sequência de declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi ter afirmado, por engano, na conferência de imprensa que se seguiu à XIX Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, que o governo havia ratificado o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Reconhecendo o erro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação emitiu sábado um comunicado esclarecendo a “imprecisão de linguagem” do governante.
A aprovação da proposta de resolução que, a ser aprovada pelo Parlamento, ratificará o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é o passo formal de que o país aderirá ao documento que introduz alterações à escrita do português.

RM

No comments: