Sunday 20 January 2013

UKANYI: ode à bebida do povo

A REGIÃO sul do país, em particular as províncias de Maputo e Gaza vivem momentos de euforia com a chegada da época de ukanyi, bebida mítica que nos meses de Janeiro e Fevereiro proporciona ambiente único e raro de convivência e harmonia social. É momento único que, inclusive, gente de diferentes classes sociais se junta no mesmo espaço e bebe do mesmo copo.
Ukanyi, vinho tradicional produzido a partir da fermentação do suco do fruto do canhoeiro, é uma bebida bastante apreciada, sobretudo, pelo seu valor sociocultural. Agrega vários preceitos emanados pela tradição e pela moral cívica.
A frutificação, fabrico e posterior consumo de ukanyi marca o início do novo ano, mas a sua grande importância está associada ao fortalecimento das relações sociais e criação de novos laços de solidariedade. É durante a época de ukanyi que se registam com maior frequência visitas entre indivíduos pertencentes a uma mesma família, incluindo membros de diferentes comunidades.
O ritual de ukanyi cria e fortifica as redes de solidariedade entre habitantes de diferentes ecossistemas, o que por sua vez se revela importante na resposta às crises provocadas por calamidades naturais, no âmbito da segurança alimentar ou ruptura de reservas de sementes para a agricultura.
Mas também o ukanyi se reveste de uma importância crucial a nível da dimensão espiritual, nomeadamente na manutenção do equilíbrio social. A época de ukanyi é vista com a fase de maior aproximação das populações locais aos espíritos dos seus antepassados, para fazer preces de vária ordem, tendo como finalidade a busca de um equilíbrio cosmológico.
O consumo de ukanyi segue algumas regras costumeiras, nomeadamente três rituais fundamentais (kuphahla ukanyi, xikuwha e kuhayeka mindzeko), ou seja, as fases de abertura, festa e encerramento, respectivamente.
Estes rituais condicionam, na visão comunitária, o sucesso de toda a época de ukanyi, pois, supõe-se que esta bebida também alimenta os antepassados.
Com efeito, a partir do pretérito fim-de-semana iniciou em algumas comunidades o processo de “kuphahla ukanyi” (cerimónia tradicional de abertura da época de ukanyi), a exemplo do distrito de Marracuene, onde o acto teve lugar sábado.
Entretanto, a precipitação que vem se registando nos últimos dias pode vir a comprometer a presente época pois, segundo os entendidos, a chuva faz apodrecer rapidamente o fruto do canhoeiro.
Em consequência antevê-se um período curto de consumo de ukanyi, dada a pouca oferta do fruto.
Também aponta-se em algumas regiões, a problemática de acesso aos locais onde abunda o canhoeiro, na sequência das inundações, entre outras situações provocadas pelas chuvas.
Importa, entretanto frisar, numa situação normal a época do ukanyi também é breve, não vai para além das seis/oito semanas.



Notícias

No comments: