Saturday 5 January 2013

Frelimo corre atrás de candidato para as autárquicas em Quelimane

Na tentativa de evitar mais uma humilhação

Neste momento, avançam-se dois nomes: o de David Reis, proeminente empresário local, e Sebastiana Lúcio, coordenadora do Núcleo Provincial de Combate ao HIV-Sida
O partido Frelimo a nível da cidade de Quelimane está a afinar a sua “máquina” com vista às eleições autárquicas do corrente ano, por sinal as quartas na história da municipalização no país.
O grande desafio do partido dos “camaradas” é encontrar em Quelimane um candidato à altura do “braço-de-ferro” com Manuel de Araújo, actual edil que venceu as “intercalares” em Quelimane, a 07 de Dezembro de 2011.
Manuel de Araújo venceu as eleições pelo MDM (Movimento Democrático de Moçambique). Actualmente o seu nome é conversa em todas as esquinas de Quelimane.
Araújo é visto como o “salvador” da urbe, por ter vencido eleições contra uma Frelimo que chegou mesmo a mobilizar todo o Estado e os seus “pesos pesados” que se deslocaram para Quelimane, e contra a PRM (Polícia da República de Moçambique) que mais tarde viria até, vergonhosamente, a elaborar um relatório para justificar a derrota do candidato da Frelimo, como se fosse um departamento do partido Frelimo.
À semelhança de quase todos os municípios geridos pela Frelimo, o município de Quelimane apresentava-se abandonado e a degradar-se, suscitando enorme descontentamento dos munícipes.
Pio Matos, que se candidatara por três vezes pelo partido Frelimo e vencera contra uma Renano apática, foi obrigado a mentir e alegar que estava doente para dar lugar a um candidato imposto a partir de Maputo, numa tentativa desesperada de ainda ter tempo de salvar a péssima imagem que a Frelimo tinha conquistado junto dos munícipes da capital da Zambézia, mas o factor Manuel Araújo jogado pelo MDM viria a afastar o candidato da Frelimo do poder.
Possíveis adversários de Araújo
Agora o partido Frelimo está a todo o custo a procurar um candidato à altura de desafiar nas urnas o candidato do MDM, Professor Dr. Manuel de Araújo. Neste momento dois nomes são avançados: David Reis, empresário “bem sucedido” na urbe, e Sebastiana Lúcio, coordenadora do Núcleo Provincial do Combate ao Sida, respectivamente.
David Reis, figura conhecida na cidade de Quelimane, é aposta de um grupo de membros da Frelimo que acredita que o apoio que tem vindo a proporcionar a pessoas carenciadas, sobretudo idosos que às sextas-feiras fazem-se às ruas para pedir esmola, poderá catapultá-lo para a vitória nas autárquicas deste ano, as quartas no País desde que se iniciou a autarcisação de algumas cidades e vilas em todo o território nacional.
O apoio de Reis a equipas de futebol locais bem como o apoio a certos jovens de forma singular estão a servir também de argumento do partido Frelimo que avança a proposta desta candidatura pelo partido Frelimo.
Por outro lado, Sebastiana Lúcio, ex-administradora em vários distritos, e actualmente coordenadora do Núcleo Provincial de Combate ao HIV-Sida na Zambézia é aposta de outros pelo facto de ser uma figura com apoio dentro do partido até ao mais alto nível, aliado ao facto de ter sido membro do Comité Central da Frelimo até ao Congresso de Pemba.
Apesar de Manuel Araújo ter vencido as intercalares de 07 de Dezembro de 2011, o seu partido, MDM, não tem representação na Assembleia Municipal. Este ano o MDM vai concorrer pela primeira vez à Assembleia Municipal de Quelimane. Actualmente a Assembleia só tem membros da Frelimo e da Renamo.


 Aunício da Silva, CANALMOZ , 04.01.2013

No comments: