Tuesday 22 January 2013

MAU TEMPO CONTINUARÁ AFECTAR A REGIÃO SUL DO PAÍS

A região sul do país continuará a registar mau tempo, caracterizado por períodos de aguaceiros e chuvas em regime forte, nas próximas 48 horas.
Segundo o comunicado de imprensa do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) recebido, hoje, pela AIM, as precipitações poderão atingir, em 24 horas, mais de 50 milímetros e acompanhadas de trovoadas e ventos moderados a fortes (50 a 70 quilómetros por hora).
As trovoadas severas e os ventos fortes far-se-ão sentir com maior intensidade nos distritos de Manjacaze, Chibuto e Chigubo, na província meridional de Gaza, enquanto em Inhambane os efeitos serão mais visíveis nos distritos de Zavala, Inharrime, Homoíne, Jangamo, Panda e Morrumbene.
As chuvas, que caíram durante o final de semana, agravaram ainda o manto de destruição que a capital moçambicana, Maputo, tem vindo a sofrer sobretudo na componente infra-estrutural quer social quer económica.
Os bairros periurbanos, frequentemente assolados pela acção das chuvas, voltaram a conhecer um novo “pesadelo”, na sequência das descargas pluviométricas registadas durante o final de semana que se saldou no aumento das águas pluviais sobre os solos já saturados.
As descargas pluviométricas, que caíram durante o domingo inteiro até a manhã de segunda-feira, deixaram as vias de acesso aos bairros periféricos muito lamacentas, dificultando, em demasia, circulação, grosso modo, das viaturas ligeiras que são o alívio da maioria para a falta de transporte.
As primeiras horas de hoje era possível avistar em vários bairros viaturas atoladas nas vias lamacentas e, na sua maioria, não estão dotadas do sistema de tracção as quatro rodas para melhor enfrentar um terreno difícil.
As chuvas prolongadas não constituem um empecilho apenas às viaturas ligeiras, mas também às pessoas cuja subsistência depende, grosso modo, do comércio informal que fica interrompido enquanto persistirem as descargas.

(AIM)

No comments: