Saturday 26 January 2013

iniciativa da MSC CRUISES: Milhares de turistas atraídos para costa moçambicana



Banho no cruzeiro MSC Opera

O cruzeiro MSC Opera em Maputo

A MSC CRUISES, uma das maiores empresa de navios cruzeiros privadas do mundo, transportou para a costa moçambicana nos últimos dois anos mais de 140.000 turistas estrangeiros. Daphne Osborne, da MSC Cruises, disse ao “Notícias” que a sua empresa despendeu no mesmo período cerca de dois milhões de dólares americanos promovendo viagens para Moçambique.
Segundo Osborne, a MSC Cruises investiu nos últimos dois anos ais de 1.700.000 dólares em despesas de capital em infra-estrutura turísticas no país, e tem planos para aumentar as suas actividades em pelo menos 50 por cento nos próximos 15 meses.
“O potencial para o turismo em Moçambique é enorme e de acordo com a nossa pesquisa 50 por cento dos passageiros que visitam o país nos nossos cruzeiro, volvidos três anos retorna para este destino”, disse.
A fonte afirmou ainda que a MSC pretende fazer da costa africana, particularmente ao longo do Oceano Índico, o destino de férias preferido para os passageiros de cruzeiro.
A empresa planeia expandir as suas temporadas na região e – a fim de fazê-lo – necessitam de assegurar e melhorar a sua selecção dos destinos.
Para conseguir isso, a companhia está a pesquisar e a investir na protecção da parte continental dos destinos seus destinos como forma, segundo ele, de “melhorar as férias dos passageiros, pelo que a notável transformação que ocorreu na Ilha dos Portugueses - onde a MSC ergueu um "Centro de Recepção”- é prova dessas suas intenções”.
“A presente temporada da MSC na África Austral tem a duração de cinco 5 meses, e inclui 33 cruzeiros ao longo da costa de Moçambique, com 18 visitas à Ilha dos Portugueses e 14 visitas a Maputo. Cada cruzeiro transporta cerca de 2.200 passageiros, o que resultará em aproximadamente 70.000 visitantes ao litoral de Moçambique nesta temporada”, frisou.
A MSC transporta actualmente, no global, mais de 1,5 milhões de passageiros por ano a nível internacional, 120 mil dos quais pelas águas da África Austral. A MSC, através de cruzeiros “Starlight”, vem operando no Oceano Índico e ao longo da costa moçambicana há mais de 25 anos, visitando a Ilha dos Portugueses desde 1996.


O cruzeiro MSC Opera em MaputoIlha dos Portugueses e Inhaca no horizonte

DAPHNE Osborne, afimou ainda que no futuro, a MSC pretende aumentar a temporada de cruzeiros na África Austral de cinco para 7 meses por ano. Isso aumentaria o número de passageiros nos cruzeiros que visitam anualmente a cidade de Maputo e a Ilha dos Portugueses para 90.000.
“Dependendo do sucesso, poderemos prolongar a temporada dos cruzeiros para todo o ano, o que atrairia muitos mais turistas do hemisfério norte. A fim de alcançarmos esse objectivo, acreditamos que será necessário investir em infra-estrutura e outras instalações, incluindo em empresas secundárias”, disse.
A MSC Cruises está igualmente a implementar programas sociais para destinos seleccionados, tendo inclusive, realizado discussões preliminares com as autoridades locais.
Em Moçambique, os programas de apoio social da MSC incluem, particularmente a Ilha de Inhaca.
“Trata-se de um paraíso natural, onde equilibrar as preocupações ecológicas com as necessidades da população local nem sempre é fácil, mas a “MSC Cruise” está a fazer a sua parte para ajudar. Inhaca é um importante centro de biodiversidade, assim como o lar de cerca de 5.200 pessoas e enfrenta, portanto, o problema de como criar empregos e produzir alimentos para a população local, respeitando os objectivos de conservação”, afirmou Osborne.
É nesse âmbito que a MSC Cruises está a trabalhar com as autoridades da Ilha de Inhaca e com a Universidade Eduardo Mondlane, na implementação de iniciativas que concorrem para melhorar os padrões de vida dos ilhéus, mantendo, ao mesmo tempo, a conservação da biodiversidade.
“Estando consciente do contributo que as visitas dos navios à Ilha dos Portugueses pode dar aos habitantes da vizinha Ilha de Inhaca, a MSC espera trazer mais turistas para a Ilha e incentivar a utilização de instalações de hospedagem ali existentes, bem como promover negócios secundários locais e proporcionar aos passageiros uma sensação de um lugar mais "autêntico e memorável” para suas férias”, afirmou Daphne Osborne.
Segundo ele, a MSC acredita que a sua acção poderá ajudar a aumentar os contratos de hospedagem para os fornecedores locais desses serviços e, consequentemente, aumentar os gastos dos turistas em Inhaca. Disse ainda que a sua empresa pretende implementar um programa de formação e treino sobre a "indústria de hospedagem" para os habitantes de Inhaca, de modo a criar mais emprego para a comunidade local.
“Pretendemos continuar com novos investimentos e crescer no mercado de turismo como parte da nossa estratégia de longo prazo em todo o mundo e, neste sentido estamos dependendo do apoio do governo para conseguir esse nosso objectivo”, frisou.

Projectos sociais para África Subsahariana


A “MSC CRUISES”, segundo Daphne Osborne, está a implementar uma iniciativa pioneira destinada a apoiar vários projectos sociais na África Subsahariana.
“Somos a empresa de cruzeiros líder na África do Sul e reconhecemos que, com a nossa liderança vem uma maior responsabilidade social. É assim, que apostamos em investir na região, criando empregos locais, contribuindo para as infra-estruturas e ajudando substancialmente a economia, contratando os serviços locais para os nossos navios”, afirmou.
Recentemente, segundo ele, a MSC lançou a “MSC for Africa”, uma iniciativa abrangente que vai providenciar apoio financeiro para três diferentes projectos sociais na África Subsahariana: Fundação Ukuthemba, uma organização que oferece lares para crianças abandonadas na África do Sul; um programa da UNICEF para combater a malária em crianças no continente; e o já referido projecto ecológico na Ilha de Inhaca.
Osborne, afirmou que ao longo da temporada sul-africana de cruzeiros 2012-2013, os viajantes a bordo de “MSC Opera” e “MSC Sinfonia” estão a ser sensibilizados para fazer uma doação para a iniciativa.
“Ao doar tão pouco como 1,50 dólar norte-americano, os hóspedes do “MSC Cruises” estarão a ajudar a construir um futuro melhor para a África”, disse.


Notícias

No comments: