Saturday 19 January 2013

CHUVAS NO PAÍS - Cenário preocupante mas ainda controlável

A SITUAÇÃO gerada pelas chuvas na presente época é preocupante, mas ainda controlável, segundo o balanço feito ontem, em Maputo, pelo Conselho Coordenador de Gestão das Calamidades.
Dados fornecidos pela Ministra da Administração Estatal, Carmelita Namashulua, momentos depois do encontro orientado pelo Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, indicam que até ao momento foi registado um total de 35 óbitos, dos quais 13 no período de Janeiro a esta parte. De igual modo, foram contabilizados perto de 26 mil afectados.
De acordo com a avaliação mais recente, há um abrandamento das chuvas no centro e norte, enquanto no sul há a probabilidade da ocorrência de chuvas em regime moderado a forte a partir de hoje, facto que faz com que as autoridades estejam em prontidão para atender a possíveis afectados.
A maior preocupação presentemente tem a ver com a cidade de Maputo, onde ainda prevalecem situações de aflição geradas pelas chuvas da última terça-feira. O Conselho Coordenador orientou, neste sentido, para que todas as pessoas fossem evacuadas das zonas de risco de forma a prevenir a ocorrência de desastres que possam resultar em mortes.
A Unidade de Protecção Civil (UNAPROC) foi mobilizada já para proteger os bens das pessoas, tanto nas zonas afectadas assim como nos locais para onde serão destinadas.
No quadro do acompanhamento da situação, o Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, que é igualmente Presidente do Conselho Coordenador da Gestão das Calamidades, desloca-se a partir de amanhã, domingo, às zonas afectadas nas províncias da Zambézia, Sofala, Manica, Tete e Inhambane.
Com relação às chuvas, fonte do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) deu conta que um total de 16 distritos da zona sul poderá registar entre hoje e segunda-feira chuvas em regime moderado a forte, chamando-se, por isso, atenção à população para a tomada de medidas de precaução face à possibilidade da ocorrência de inundações localizadas, particularmente nas grandes cidades, e erosão de solos nas encostas.
Estas chuvas ocorrem menos de uma semana depois de a cidade de Maputo ter sido sacudida por precipitação na ordem de 157.8 milímetros de que a urbe ainda não está refeita.
Um alerta lançado ontem pelo INAM dá conta para a ocorrência de aguaceiros e chuvas em regime moderado a forte (30 a 50 milímetros em 24 horas) acompanhadas de trovoadas para toda a zona sul do país.
Segundo o alerta lançado pelo INAM, nos distritos de Magude, Moamba, Boane e Manhiça, em Maputo, Mapai, Chicualacuala, Chigubo, Massingir, Chibuto, Guijá, Xai-Xai e Bilene, em Gaza, e Mabote, Homoíne, Panda e Funhalouro, em Inhambane, as chuvas deverão ocorrer em regime muito forte, o que significa mais de 75 milímetros em 24 horas. A maior intensidade deverá registar-se amanhã, domingo.
Entretanto, devido ao agravamento da situação hidrológica a montante a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) irá proceder a partir de hoje à abertura gradual de uma comporta, o que deverá representar um incremento das descargas das anteriores 1900 para 3500 metros cúbicos por segundo.
Como consequência, as autoridades da HCB esperam uma ligeira subida do nível hidrométrico, pelo que se recomenda aos utilizadores e à população em geral, ao longo do rio Zambeze, para que tomem as devidas medidas de precaução face à possibilidade do agravamento do cenário das inundações.
Neste momento o rio Zambeze regista altos volumes de escoamento particularmente no baixo Zambeze (Mutarara, Caia e Marromeu), onde os níveis mantêm-se acima do alerta e continuam a subir como resultado das chuvas ocorridas ao longo da bacia.
O Conselho Coordenador de Gestão das Calamidades, reunido ontem em Maputo, decidiu activar o alerta vermelho, atendendo ao agravamento da situação, particularmente na bacia do Zambeze, Save, Messalo, Licungo, Púnguè e Inhanombe.



Notícias

No comments: