Thursday 4 February 2010

Reabilitação da Orla Marítima: Município selecciona consultor das obras


AS autoridades municipais estão a seleccionar um consultor para avaliar as obras de reabilitação e construção dos treze quilómetros da protecção costeira da cidade de Maputo, área destruída pelo nefasto fenómeno da erosão. As obras, a serem iniciadas dentro em breve, para além da protecção e segurança da zona irão concorrer para devolver a tradicional imagem da paradisíaca orla marítima.

Pretende-se que o consultor da obra faça a modelação das condições hidrodinâmicas da baía de Maputo quanto à estrutura de protecção costeira a ser adoptada, que actualize o estudo do projecto executivo e assista as autoridades municipais na avaliação das propostas da empreitada e ainda na fiscalização do próprio trabalho.

Apesar de ainda não ter sido fixada a data exacta do início das obras de reabilitação e construção da barreira de protecção costeira, informações da Vereação de Infra-Estruturas no Conselho Municipal de Maputo indicam que os trabalhos deverão ter a duração de 19 meses e serão financiadas pelo Governo, o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) e a Saudi Developement Fund (SDF).

Os mesmos dados referem que está em curso o processo de negociações para a adjudicação da obra de modo a que o empreiteiro, ainda não indicado, inicie os trabalhos.

O projecto de construção e reabilitação da barreira de protecção compõe os 13 quilómetros da orla marítima, extensão que compreende a zona da ponte-cais de Maputo até ao Bairro dos Pescadores, na capital do país.

O projecto com vista à reabilitação da orla marítima já estava em negociações em Novembro último, altura em que Mário Macaringue, vereador para Infra-Estruturas e Desenvolvimento, disse ao “Notícias” que as obras arrancam logo que as concertações terminarem e estiver identificado o respectivo empreiteiro.

Recentemente foram feitas obras de intervenção nalguns pontos da orla marítima, com destaque para a zona do Supermercado Game, mas por causa da erosão a barreira de protecção foi carcomida, deixando a Avenida Marginal em risco de ruir.

Este fenómeno se verifica noutras partes da orla, apesar de ser em dimensões aparentemente controláveis. Segundo o vereador Macaringue, estes locais também serão alvos de reabilitação, uma vez que o projecto abrange toda a área.

Outro problema que se espera seja resolvido é o dos buracos que estão a abrir-se ao longo da “Marginal”, exactamente entre o Clube Naval e a Escola Superior de Ciências Náuticas.

As autoridades municipais não especificaram o tipo de empreitada a ser executada, alegadamente por ainda estarem em curso as negociações para o financiamento e também para adjudicação das obras, inicialmente avaliada em cerca de 18 milhões de dólares norte-americanos.

Espera-se que os trabalhos venham a minimizar sobremaneira os graves problemas de erosão que afectam a orla marítima da Costa do Sol, com particular incidência no troço compreendido entre a zona do Triunfo e o autódromo do Automóvel Touring Clube de Maputo (ATCM).

Notícias, 4/2/10


ADENDA - Ainda sobre este tema, leia aqui uma postagem do Professor Carlos Serra.



No comments: