Monday 8 February 2010

Daviz Simango: Por uma Nação tolerante verdadeiramente inclusiva e justa


Beira (Canalmoz) - Ao celebrarmos o 3 de Fevereiro, celebramos a vida de moçambicanas e moçambicanos que, com o seu sacrifício, fizeram com que hoje nós fossemos e sejamos um país independente e de orientação democrática.
Celebramos a vida daqueles que deram as suas vidas pela libertação do nosso país do jugo colonial e pela nossa independência.
Celebramos a vida daqueles que deram as suas vidas pela instauração da democracia multipartidária no nosso solo pátrio.
Celebramos também a vida de mulheres, homens e jovens anónimos que sacrificaram as suas vidas para o desenvolvimento social, cultural e económico do nosso belo Moçambique.
A identidade é suficientemente forte para mobilizarmo-nos a morrer pela nação, a sacrificarmo-nos por ela, pois a nação articula o sentimento de comunhão, dai a heroicidade, que desde já e sempre estará entre nós.
Temos que olhar para celebração não apenas para expressarmos determinados sentimentos nacionais, mas também um mecanismo para consolidarmos a nossa moçambicanidade na diversidade, tornando uma nação mais sólida, progressiva, e atractiva ao investimento, gerando deste modo o desenvolvimento sustentável.
Continuaremos a trabalhar para darmos sentido ao sacrifício que consentiram.
No nosso esforço político, lutaremos para que Moçambique seja Pátria de todos Heróis sem discriminação ideológica ou político-partidária, dentro da nossa Grande Visão Politica de construção de um Moçambique Para Todos.
Que os ideais dos nossos Heróis guiem e iluminem as mentes de todos homens e mulheres do nosso país para que possamos, efectivamente, construir uma Nação tolerante, verdadeiramente inclusiva e mais justa.
Temos que trabalhar para que como moçambicanos tenhamos sentimentos de pertença, cultivando em nós fortes referências para a identidade.
Os processos políticos e históricos em si, devem mobilizar-nos para uma nação sólida onde cada um de nós esteja apto para fazer crescer a moçambicanidade e progresso da Pátria, fruto de heroicidade colectiva.
É importante aprendermos a ultrapassar as divergências políticas, de modo a enfrentarmos, de braços dados, os problemas comuns. Temos que manter acesa a chama da esperança, e acreditarmos nas nossas energias. Deus deu ao homem as virtudes de bondade e honestidade. Essas virtudes, devem servir, a todo o momento, o bem de todos.
Por outro lado, queremos desenvolver a nossa urbe, e o Sector Privado Representa um parceiro privilegiado, dai estarmos abertos ao diálogo para estabelecermos plataformas que possam criar incentivos para concretização de varias intenções, bem como melhorarmos a nossa forma de comunicação e de resposta.
Queremos finalmente, agradecer a todos pelo que tem feito no conjunto de esforços para o progresso da Beira, desejando a todos continuação de boas festas, e que lutemos pelo bem dos nossos tempos e pelo futuro das próximas gerações. Muito Obrigado, Parabéns Moçambique.

Beira 03 de Fevereiro de 2010 - Daviz Simango, presidente do Município da Beira e presidente do MDM – Movimento Democrático de Moçambique. Discurso por ocasião da deposição oficial de flores no monumento aos Heróis Moçambicanos, na Chota.

(CANALMOZ, 08/02/10)

No comments: