Sunday 7 February 2010

O PARAÍSO PERDIDO DE ÁFRICA



A não perder...Hoje no National Geographic, às 20 horas.


Este documentário, realizado pela National Geographic Television, gira em torno do projecto de restauração do Parque Nacional da Gorongosa, uma iniciativa conjunta do Governo de Moçambique e do filantropo americano Greg Carr, mostrando a evolução de diferentes ecossistemas, bem como a fauna bravia do Parque, observável em diferentes períodos do ano.

O Paraíso Perdido de África

'O Paraíso Perdido de África' ('Africa's Lost Eden' no título original), é um documentário sobre o Parque Nacional da Gorongosa e o papel do filantropo norte-americano Greg Carr no projecto de restauração e dinamização do mesmo.

Este documentário, com 50 minutos de duração, foi filmado em exclusivo no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, documentando a evolução histórica desta área protegida, dos seus diferentes ecossistemas e da fauna bravia do Parque, observável em diferentes períodos do ano.

O Parque Nacional da Gorongosa foi, nos anos 60, uma reserva de referência internacional (e um local muito visitado e bastante "querido" pelos portugueses), tendo sido completamente devastado durante os anos da Guerra da Independência e da Guerra Civil entre as forças da RENAMO e da FRELIMO. Ao conhecer a dura realidade do Parque, quer a nível social (pela extrema pobreza e situação de doenças das populações locais), quer a nível ecológico (pela extinção de 90% das espécies animais), Greg Carr apresentou ao Governo de Moçambique um projecto de parceria para a restauração deste ecossistema, com o objectivo último de ajudar o Parque a atingir o seu equilíbrio e modo de sustentabilidade próprio e tendo como imperativo a preservação da biodiversidade - fauna e flora numa relação construtiva. Este arrojado desafio inclui a promoção do equilíbrio ambiental (recuperação das espécies animais), o desenvolvimento social (bem-estar das populações circundantes) e o progresso económico (projecto de eco-turismo como fonte da sustentação global do Parque).

Realizado pela National Geographic Television, 'O Paraíso Perdido de África' foi produzido por James Byrne e contou com a operação de câmaras de Bob Poole, Andy Casagrande, Tim Wege e outros. As filmagens decorreram entre Janeiro de 2008 e Maio de 2009.


FONTE: www.natgeo.pt

No comments: