Tuesday 9 February 2010

MDM

MDM vai analisar programa do Governo

O MOVIMENTO Democrático de Moçambique (MDM) promete analisar, em tempo oportuno, o Programa Quinquenal do Governo a ser submetido à Assembleia da República para aprovação.
O porta-voz do partido, José de Sousa, diz que o MDM vai tecer as suas considerações em torno deste documento e promete colaborar na sua implementação se o mesmo estiver em conformidade com os projectos de desenvolvimento do país.
Em breve o Governo deverá submeter este documento para apreciação e aprovação pela Assembleia da República.
Segundo a Constituição da República, compete à Assembleia da República deliberar sobre o programa do Governo, e sobre as grandes opções do Plano Económico e Social e do Orçamento do Estado, e respectivos relatórios de execução.
José de Sousa promete que o seu partido, representado na Assembleia da República, vai levar a cabo uma oposição construtiva, colaborando na discussão de projectos e propostas de leis que visem o combate à pobreza e criação de melhores condições para o povo.
Interrogado sobre as negociações com a Assembleia da República com vista à constituição da bancada parlamentar do MDM, o porta-voz do partido disse que até então se espera pela decisão do órgão, uma vez que o assunto já deve estar na mesa da Comissão Permanente.
O MDM elegeu nas últimas eleições oito deputados da Assembleia da República, número insuficiente para a constituição de bancada. O Regimento Interno da AR estabelece para o efeito mais de onze deputados.
A expectativa é grande e esperamos que a Assembleia da República se manifeste a favor da nossa pretensão a bem da democracia multipartidária, disse a fonte.
José de Sousa disse, num outro desenvolvimento, que o seu partido está a preparar a “grande marcha” do presidente do MDM e candidato presidencial derrotado nas eleições de Outubro passado, Daviz Simango, marcha essa que o levará a escalar todos os cantos do país por onde passou durante o processo eleitoral findo, para dizer “obrigado” à todos que nele confiaram.
Ainda não temos datas estabelecidas. Mas já estamos a preparar esta digressão. Queremos que tudo seja feito com a maior segurança possível, disse José de Sousa, acrescentando que todos os que confiaram em Daviz Simango e no MDM durante as eleições gerais – presidenciais e legislativas e das assembleias provinciais merecem um “muitíssimo obrigado”.
Esta digressão, segundo o porta-voz, servirá igualmente para manter, consolidar e ampliar as bases de apoio do MDM sabido que o processo eleitoral não se esgotou com as eleições de Outubro passado. O país vai acolher em 2013 as eleições autárquicas e em 2014 quintas eleições gerais em que o MDM deverá tomar parte.

FONTE: Notícias



MDM quer aberturas reais

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), liderado por Daviz Simango, diz que quer aberturas reais por parte da Frelimo, já que o Presidente da República no seu discurso de tomada de posse pediu que todos contribuíssem para o desenvolvimento do país.

“Não queremos ficções por parte da Frelimo”, disse João Colaço.

De acordo com Colaço, deputado do MDM, este desejo nasce do facto de o seu partido estar a discutir o manifesto eleitoral para transformá-lo num instrumento de auxílio ao governo.

Por outro lado, o MDM pretende-se, mesmo estando na oposição, contribuir de forma activa para o progresso de Moçambique.

“Nós queremos que, realmente, a Frelimo abra as portas para que todos os partidos políticos que queiram contribuir para o bem-estar da sociedade moçambicana tenham essa nobre oportunidade”, salientou Colaço.

Assim, depois de ter estado reunido, na semana finda, o MDM volta a reunir-se, na próxima semana, com o objectivo de analisar as formas pelas quais os oito deputados poderão participar de forma proactiva na fiscalização das acções do Governo.

“Nós queremos fiscalizar o governo e, para isso, teremos um encontro onde se fará a análise dos métodos a serem usados para o efeito”, disse o deputado.

Ademais, sobre a não formação de uma bancada parlamentar, Colaço afirmou que, “se a Frelimo de facto estiver a falar a verdade, não vejo muitos obstáculos para que o MDM intervenha em várias situações que o exijam”, pois, segundo Colaço, o MDM sempre procurará apresentar a sua contribuição ao Governo.

FONTE: O País

2 comments:

Basilio Muhate said...

José

O Presidente do MDM acaba de tomar uma decisão: Dissolveu a Comissão Política Nacional do MDM em violação flagrante aos estatutos do Partido. que comentários faz a este respeito, sendo um defensor da democracia em Moçambique ?

JOSÉ said...

Basílio, uma vez que ainda não tenho todos os detalhes desta decisão, não vou reagir levianamente sem saber todos os contornos e objectivos desta medida.
Estou atento!