Saturday 20 June 2015

Oposição suspeita que os USD 500 milhões tenham sido dados outro destino

 

 
 
 
 
Parte dos 850 milhões do bolo global da Ematum
As duas bancadas da oposição (Renamo e MDM) voltaram a unir-se esta quinta-feira para questionar e criticar duramente a Conta Geral do Estado referente a 2013, um documento que, no fim, foi aprovado pelo voto maioritário da bancada parlamentar da Frelimo.
Uma das questões colocadas de forma reiterada esta quinta-feira foi o paradeiro dos 500 milhões de dólares americanos “desviados” da EMATUM para o Ministério da Defesa, alegadamente para a compra de barcos de patrulha para a Marinha de Guerra de Moçambique.
A oposição diz que só estará descansada no dia que ver in loco as facturas da compra, assim como a chegada física dos referidos barcos de patrulha, na medida em que as actuais justificações do governo indiciam o desvio de boa parte dos 500 milhões de dólares.
Falando na sessão de ontem, no espaço reservado às declarações de voto, Fernando Bismarque, porta-voz da bancada do MDM, disse que o governo deve provar com A+B o que fez com o valor. Para Bismarque, o governo deve ter bem inventariado as operações financeiras que efectua, principalmente as que envolvem “quantias astronómicas”.
Este posicionamento é igualmente partilhado pela Renamo, que afirma ser uma prática recorrente do executivo não inventariar “nada e fazer tudo debaixo dos panos” contribuindo para o enraizamento da “corrupção”.
( Ilódio Bata, MEDIAFAX – 19.06.2015 )

No comments: