Friday 26 June 2015

Dhlakama quer país sem ódio nem perseguição

“Daqui a 40 anos gostava de ver um país sem ódio, sem perseguição, sem politica de exclusão social”, disse Afonso Dhlakama,                       

Afonso Dhlakama
Afonso Dhlakama
 
O líder da Renamo Afonso Dhlakama considerou que a miséria, resultante de políticas inadequadas do Governo, continua a perseguir a independência de Moçambique, e defende que a democracia no país seja assumida como arma de libertação e desenvolvimento.
Independência de Moçambique: Dhlakama quer país sem ódio e perseguição
Segundo ele, o mérito histórico dos 40 anos da independência é reduzido pela pobreza, fome, desigualdade social e perseguição violenta do Governo aos partidos da oposição, mantendo-se um convívio aparente entre a população.
“Tudo aquilo que o colonialismo fazia, antes da independência, a Frelimo decorou. Se o colonialismo através da Pide matava pessoas, religiosos, proibia as pessoas de tudo, portanto limitava as liberdades, depois da independência a coisa piorou, mas com novas tácticas”, declarou Dhlakama, adiantando que a traição da independência resultou na guerra civil de 16 anos conduzido pelo movimento.
O presidente da Renamo disse esperar ainda por um Moçambique com “boa governação”, que possa ser feita pelo seu partido, ou o concorrente Movimento Democrático de Moçambique (MDM), ou PDD do antigo número dois da Renamo, ou ainda a Frelimo, que governa o país, mas que leve Moçambique aos patamares da democracia europeia.
“Daqui a 40 anos gostava de ver um país sem ódio, sem perseguição, sem politica de exclusão social, sem discriminação, sem ódio de etnias, sem a cor partidária, mas acreditando na boa governação, no desenvolvimento”, concluiu Afonso Dhlakama, acusando o Governo de ter investido muito em instrumento de repreensão no lugar de produção.




VOA

No comments: