Sunday 8 August 2010

Parque da Gorongosa precisa de sua ajuda

OS responsáveis da jóia da coroa dos grandes parques africanos, Gorongosa, só pedem uma coisa: a sua visita.
A reabilitação do Parque Nacional da Gorongosa, no centro de Moçambique, representa uma das grandes oportunidades de conservação no mundo de hoje. Gorongosa é uma região com grande diversidade de espécies e características ecológicas únicas. A chave para assegurar a continuidade da diversidade de espécies no planeta é proteger as áreas que se encontram em situação crítica.
Com uma área de cerca de quatro mil quilómetros quadrados, o parque situa-se na zona limite sul do Grande Vale do Rift Africano. O parque abarca a área plana do vale e partes dos planaltos que o circundam. A planície é irrigada pelos rios que nascem na Serra da Gorongosa, a qual chega a atingir os 1862 metros de altitude.
As inundações sazonais e alagamento do vale, o qual é composto por tipos de solo diferentes, criam uma variedade de ecossistemas distintos. As terras de pasto são pontilhadas de remendos de acácias, de savana, de floresta seca sobre areias, de poças cheias de água das chuvas sazonais e de densos bosques de termiteiras. Os planaltos contêm matas de miombo e florestas de montanha, assim como uma espectacular floresta tropical húmida, na base de uma série de desfiladeiros ou “gargantas” de calcário.
Esta combinação de características únicas albergou, um dia, uma das mais densas populações de vida selvagem de toda a África, incluindo carismáticos carnívoros, herbívoros e mais de 500 espécies de pássaros. Contudo, no final do século XX e enquanto durou o conflito civil em Moçambique, o número de mamíferos de alto porte sofreu uma drástica redução de 95 porcento e os ecossistemas foram alvo de forte pressão.
A Fundação Carr, uma organização norte-americana sem fins lucrativos criada em 1999, aliou-se ao Governo de Moçambique para proteger e restaurar o ecossistema do Parque Nacional da Gorongosa e desenvolver um sector de ecoturismo que beneficie as comunidades locais. Em Janeiro de 2008, a fundação assinou com o Governo Moçambicano um contrato de gestão conjunta do parque, pelo prazo de 20 anos. Este compromisso de longo prazo foi precedido de um período de três anos e meio de actividades de restauração legitimadas por um memorando de entendimento assinado pelas referidas partes.
Segundo Gregory Carr, “este parque tem potencial suficiente para ser a máquina económica impulsionadora do desenvolvimento do centro de Moçambique”.
Por enquanto, há que investir, a reintrodução de animais vai continuar, pelo menos, até 2015, obrigando ao dispêndio de muito dinheiro pela Fundação Carr na aquisição de exemplares-búfalos e elefantes, zebras, gnus, hipopótamos, cudos, elandes, rinocerontes... a isto somam-se 14 milhões de dólares (9,6 milhões de euros) destinados à construção de estradas, pontes, edifícios (incluindo um centro de investigação científica) e uma nova pista de aviação.
Segundo os responsáveis pelo parque: “Estamos a formar uma equipa anti-caça furtiva revitalizada e a reconstruir a infraestrutura do parque. Estamos a levar a cabo acompanhamento e vigilância biológica, incluindo contagem de herbívoros de alto porte, um levantamento de carnívoros, de peixes e um mapa de vegetação.
Estamos a criar no parque um centro permanente de investigação biológica, o qual permitirá contribuir para o conhecimento científico e também proporcionar educação e oportunidades de emprego aos moçambicanos”.
Os responsáveis pelo Parque Nacional da Gorongosa e a Fundação Carr pensam que, um pouco por todo o mundo, muita gente se quererá associar a este trabalho de amor pela Natureza e Desenvolvimento Social . "E a melhor maneira para ajudar a restaurar o Parque Nacional da Gorongosa é contribuir para um dos seus projectos" -afirmam.

AJUDE A REPLANTAR ÁRVORES

A Serra da Gorongosa está a perder a sua floresta de forma vertiginosa, e todo o ecossistema está em apuros. Estamos a lutar para estancar esta situação, e contamos com a sua ajuda. Estamos a formar pessoas das comunidades locais para aprender a semear árvores nativas em pequenos viveiros e depois plantar dentro das suas comunidades. Uma doação neste projecto será directamente canalizada para pagar o salário das pessoas que plantam árvores na Serra da Gorongosa. A sua ajuda vai fazer uma diferença.

CONSTRUA UMA ESCOLA

Estamos a ajudar as comunidades locais a construir escolas melhores, a desenvolver um currículo contextualizado, e ajudamos na contratação e formação de professores qualificados. Recentemente acabámos de ajudar a comunidade de Vinho na construção de uma escola moderna e funcional. Gostaríamos de poder construir 100 escolas como esta nas comunidades da Zona de Desenvolvimento Sustentável do Parque Nacional da Gorongosa. A sua contribuição vai tornar este sonho uma realidade.

ADOPTE UM ANIMAL

Antes da guerra em Moçambique, o Parque Nacional da Gorongosa era o habitat da mais densa população de animais na África Austral. Muitos anos de caça furtiva reduziram drasticamente o número de herbívoros, e o parque necessita destes animais para repovoar e manter as savanas do Vale do Rift. Estamos a reintroduzir elefantes, zebras, bois-cavalos, e búfalos para ajudar todo o ecossistema. Ajude-nos a revitalizar o Parque Nacional da Gorongosa.

Texto elaborado com base na informação contida no witbic do Parque Nacional da Gorongosa. A sua distribuição é também um ato de solidariedade, para que - cada vez mais -, um maior número de pessoas e instituições conheçam, visitem e financiem este meritório projecto.

RM on-line, citado no Notícias

2 comments:

Anonymous said...

Uma iniciativa de se louvar, onde precisam da colaboração e ajuda de todos.
Eu sou sócia de 2 organizações que lutam pela defesa dos direitos dos animais, pago quota mensal ou anual. Também sou "Mãe de acolhimento" para muitos, enquanto aguardam ser inseridos numa nova família. Não estou envolvida só com animais, também dou apoio a duas organizações, uma que apoia crianças desamparadas e outra que acolhe pessoas idosas sofrendo de alzheimer ou doenças terminais.
Não sou melhor do que os outros, mas se cada um der um pequeno contributo, isso poder fazer uma grande diferença na vida de animais ou pessoas que, caso contrário, não conheceriam a felicidade ou não lhes seria dada nova oportunidade na vida.
O empenho da comunidade é sempre vital.
Não podemos cruzar os braços e esperar que o governo resolva todos os problemas, mas podemos sempre procurar apoios financeiros ou recursos governamentais.
Maria Helena

JOSÉ said...

O Parque da Gorongosa merece e precisa de apoio.