Monday 9 August 2010

Parlamento Juvenil divulga relatórios anuais de avaliação do Governo

A partir de 2011

Neste momento, decorrem conferências de auscultação pelas províncias. Hoje e amanhã, o PJ reúne-se em Inhambane com representantes locais.
O Parlamento Juvenil (PJ), uma plataforma independente de defesa dos direitos dos jovens, vai divulgar, a partir de 2011, relatórios anuais de monitoria e avaliação do trabalho do Governo.
Com efeito, o PJ está a realizar uma série de conferências e debates pelas províncias, visando munir os representantes de conhecimentos sobre monitoria e avaliação de matérias ligadas à democracia e boa governação.
De acordo com o presidente do PJ, Salomão Muchanga, o objectivo central da conferência de hoje e amanhã, na província de Inhambane, é aferir o nível de execução dos programas económicos e sociais (PES) em matérias de interesse dos jovens, fazendo-se uma ponte aos manifestos eleitorais. “Queremos erguer a voz da juventude e sermos nós mesmos a ver até que ponto o Governo está a cumprir o que se propôs a cumprir”, disse Muchanga.

Conferências de harmonização

De igual forma, o PJ vai realizar, entre 09 e 22 de Setembro próximo, três conferências nacionais de harmonização e finalização da estratégia de monitoria. “Estamos a analisar a execução do PES, para fazermos uma auditoria social em assuntos ligados à juventude”, realçou.

Plano estratégico

Com estas conferências, tenciona-se igualmente a elaboração do Plano estratégico do Parlamento Juvenil, válido por quatro anos. Este instrumento vai permitir que os jovens tenham um mecanismo de orientação para avaliar o governo da Frelimo. As conferências provinciais contam com a participação de mais de 100 jovens.

Rescaldo do encontro com Obama

Entretanto, Salomão Muchanga deu a conhecer a sensibilidade do PJ relativamente ao encontro havido semana finda com o presidente norte-americano, Barack Obama.

O País

No comments: