Thursday 5 August 2010

A opinião de Quitéria Guirengane

Quitéria Fernando Guirengane é uma jovem moçambicana, chefe da Divisão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento Juvenil de Moçambique.
Quitéria integra um grupo de jovens líderes africanos, que inclui mais dois jovens moçambicanos. Este grupo foi recebido pelo Presidente Barack Obama na Casa Branca, tendo-se encontrado também com a Secretária de Estado, Hilary Clinton, e o Secretário de Estado Adjunto para os Assuntos Africanos, Johnnie Carson. Ao usar da palavra, Quitéria Chirengane fez o seguinte discurso:

"Vivemos uma democracia precária, onde o jovem apesar de constituir a maioria activa é continuamente preterido para um lugar de subalternidade e no qual apenas os jovens activistas do “lambebotismo” e do “yes-manismo” é que constituem a ínfima percentagem meramente cosmética de jovens nos órgãos de tomada de decisão, explicada pela necessidade política de visibilidade e não como factor de aprofundamento do exercício democrático do poder. Fomos e somos constantemente combatidos por nos afirmarmos como órgão apartidário e mobilizador da juventude”.
"Moçambique é um exemplo avançado de um Estado partidarizado e de uma democracia precária, sublinhando que os Direitos Humanos em Moçambique são uma miragem e que o direito dos jovens à informação é constantemente violado pelas instituições públicas disfarçado de “segredo de Estado, o que no seu entender hipoteca a transparência da coisa pública."


Confira aqui.
Prabéns à Quitéria pela sua frontalidade e por ser uma digna representante da Geração da Verdade.
ADENDA:

Ontem falou-se português na Casa Branca. O presidente Barack Obama recebeu num fórum informal jovens líderes africanos e foi interpelado em português pela advogada moçambicana Nadja Remane Gomes, da Liga dos Direito Humanos de Moçambique. O presidente Obama identificou imediatamente a sonoridade da língua portuguesa e exortou os jovens de todo o mundo a promoverem a tolerância política.

Leia aqui.

2 comments:

Anonymous said...

Esta menina está de parabéns.
Gostei da sua intervenção, que espero deixar muitos jovens e outros cidadãos alegres.
Receio que sofra perseguicões ou represálias.
O governo da Frelimo não deve estar nada feliz com o seu discurso diante de Obama.
Posso até concordar que os problemas de Moçambique devam ser resolvidos pelos Moçambicanos, mas acho que existe dualidade de critérios nesse aspecto, pois temos recorrido aos países estrangeiros quando nos convém.
Se existe o orgulho Moçambicano - que acho genial - também deveria de haver o orgulho a nível financeiro e o nosso orçamento de estado deveria de ser suportado pelo próprio país... enfim...
No entanto, acho que a sua intervenção foi brilhante e valiosa, assim os estrangeiros ficam a saber o que verdadeiramente se vive e passa em Moçambique, um país soberano e supostamente democrático onde existe corrupção, partidarização da sociedade, lambe-botismo, violação dos direitos humanos, etc.
Maria Helena

JOSÉ said...

Grande Quitéria!
Fiquei indignado com as críticas dirigidas a esta jovem patriota!