Sunday 22 August 2010

Como (sobre)vivem os moçambicanos? À rasca!

Um estudo desenvolvido em 2009, sobre a Relatividade da Pobreza Absoluta e Segurança Social em Moçambique, revela que 90% dos moçambicanos (cerca de 19 milhões da actual população de Moçambique) vivem com menos de 50 meticais por dia e 75% (15 milhões) vivem com menos de 31 meticais por dia, segundo as linhas de pobreza internacionais. As linhas 2 e 1,25 dólares americanos por dia são actualmente os limiares de referência do padrão de consumo global, o que significa que pobres são aqueles cujos rendimentos ficam aquém do estipulado na linha da pobreza.
Na taxa de câmbio média dólar/metical, do Banco de Moçambique, em 2009, situava um dólar comprando 25 meticais. Isso equivale a dizer que, nesse ano, pelo menos 75 por cento dos moçambicanos vivia abaixo da linha de 1,25 dólares (ou 31 meticais), numa altura em que o desígnio da Nação é a Luta Contra a Pobreza (Absoluta). Chama-se a isso desenrascar a vida, mera existência ou resistência?
Dito de outro modo: apenas 25 por cento da Nação Moçambicana é que têm uma vida condigna, contanto que tenham exercido a sua cidadania (votando) nas últimas eleições gerais apenas 21 por cento (4,4 milhões) de moçambicanos.


Félix Filipe, em a Verdade. Leia mais aqui.

No comments: